Resumo

Título do Artigo

É DOCE FRANQUEAR? O CASO DA ZENY DOCES E SALGADOS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Franchising
Estratégias
Tomada de decisão

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Maria Renata da Silva Cavalcanti
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA
2 - Diana Lucia Teixeira de Carvalho
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CCSA/DA

Reumo

O caso tem como objetivo relatar um dilema gerencial vivenciado pelos proprietários da Zeny Doces e Salgados, Marcos e Zenilda, que, devido ao aumento da quantidade de vendas e da alta capacidade das lojas em oferecer pronta entrega e atacado, após a construção da fábrica, tomaram a decisão de expandir ainda mais as suas vendas por meio do sistema de franquias. Entretanto, a relação entre a Zeny e seus franqueados não foi tão “doce” assim, passando por várias dificuldades. Com isso, o casal precisa tomar uma decisão o quanto antes, com base em três alternativas: fechar as franquias, retomar e
O caso tem como objetivo relatar um dilema gerencial vivenciado pelos gestores da Zeny Doces e Salgados, Marcos e Zenilda, que, devido ao aumento da quantidade de vendas e à alta capacidade em oferecer pronta entrega e atacado, tomaram a decisão de expandir por meio do sistema de franquias. Porém, a relação entre a Zeny e seus franqueados não foi tão “doce” assim, passando por várias dificuldades. Com isso, o casal precisa tomar uma decisão o quanto antes, com base em três alternativas: fechar as franquias, retomar e assumir as lojas, ou utilizar outras estratégias para amenizar os problemas.
Os dados foram, inicialmente, obtidos por meio de uma entrevista semiestruturada presencial com Marcos Cordeiro, proprietário da Zeny Doces e Salgados. Outras consultas para esclarecer informações obtidas na entrevista foram realizadas, pelo aplicativo WhatsApp. A entrevista presencial foi gravada com o consentimento do gestor, seguidas do processo de transcrição para uma melhor organização e compreensão das informações. Alguns dados foram coletados por meio do site da empresa. O caso, apesar de descrever uma situação real, apresenta elementos ficcionais que incrementam e dão vida ao relato.
O caso tanto pode ser aplicado no curso de Administração, como também em cursos que possuam disciplinas que abordem essas temáticas, sobretudo no contexto de graduação e pós-graduação lato sensu, nas disciplinas de Administração Geral Estratégia e Empreendedorismo.
ANSOFF, I. Estratégia empresarial. São Paulo: McGraw-Hill, 1977. ANSOFF, I. Do planejamento estratégico à administração estratégica. São Paulo: Atlas, 1981.. MELO, P. L. R.; ANDREASSI, T. Franquias Brasileiras: Estratégia, Empreendedorismo, Inovação e Internacionalização. São Paulo: Cengage Learning, 2012. PORTER, M. Vantagem Competitiva: criando e sustentando um desempenho superior. Rio de Janeiro: Campus, 1989. RIBEIRO, A.; GALHARDO, M.; IMPERATOR, L. G. Gestão estratégica do franchising: como construir redes de franquias de sucesso. São Paulo: DVS, 2011.