Resumo

Título do Artigo

MELHORIA DE PROCESSOS OPERACIONAIS POR MEIO DA CAPACITAÇÃO DE COLABORADORES SOBRE A METODOLOGIA LEAN SIX SIGMA: Estudo de caso em uma organização de gestão pública
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Palavras Chave

Lean Six Sigma
Processos administrativos
Melhoria de processos

Área

Operações

Tema

Excelência em Operações - Qualidade, Produtividade e Lean Production

Autores

Nome
1 - Fabio Francisco da Silva
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) - Valparaíso de Goiás
2 - Jose Elenilson Cruz
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIENCIA E TECNOLOGIA DE BRASILIA (IFB) - Campus Gama
3 - Isabela da Silva Pontes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Maringá
4 - Jean Marc Nacife
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF Goiano) - Campus Rio Verde
5 - Geraldo Andrade de Oliveira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS (IFG) - Valparaiso de Goiás

Reumo

Lean Six Sigma é uma metodologia de melhoria contínua utilizada para tornar processos operacionais mais eficientes por meio da redução de desperdícios e da variabilidade dos processos. Em organizações de gestão pública, a metodologia tem sido empregada para aumentar a eficiência de processos administrativos. Esse estudo observou que capacitar colaboradores de forma teórica sobre Lean Six Sigma e associar a problemas operacionais reais vivenciados pelos próprios colaboradores é de fundamental importância para que se obtenha sucesso no aumento da eficiência operacional dos processos.
Às organizações de gestão pública são rotuladas como instituições com baixa qualidade de serviço e ineficientes. Este estudo pergunta: como uma empresa de gestão pública pode identificar ações de melhoria em seus processos por meio do envolvimento de seus colaboradores de modo a favorecer o aumento da eficiência operacional? Para responder o questionamento, o objetivo principal deste estudo é propor ações capazes de aumentar a eficiência operacional de processos administrativos de uma empresa de gestão pública por meio da capacitação prática de seus colaboradores em melhoria contínua.
Aqui apresenta-se os principais conceitos que norteiam a pesquisa. Com base em diversos autores, discutimos as bases conceituais do Lean Six Sigma, sua aplicação no setor público e a importância do envolvimento dos funcionários para o sucesso de projetos Lean Six Sigma
Após realizar reuniões para compreender a demanda operacional dos colaboradores, foi selecionada a metodologia de Lean Six Sigma para auxiliar na melhoria dos processos. Assim, trinta colaboradores foram capacitados a luz dessa metodologia em três encontros diferentes de três horas cada para apresentar os princípios e ferramentas da metodologia Lean Six Sigma. Depois os colaboradores foram separados em grupos para entrega de um Relatório A3 (ferramenta Lean) para mitigar as causas raízes dos problemas apontados por eles.
A capacitação em Lean Six Sigma promoveu o estudo de quatro problemas operacionais identificados pelos capacitados que foram explorados com diversas ferramentas de Lean Six Sigma e com base nisso propuseram 42 contramedidas que foram agrupadas em 12 macro-temas principais, os drivers. Depois apresentou-se aos gestores locais esses drivers para cooperar no aumento da eficiência dos processos operacionais.
s capacitados puderam compreender os princípios e ferramentas do Lean Six Sigma, uma vez que aplicaram com êxito o conteúdo teórico em um problema operacional real vivenciado por eles. Foi possível concluir que no formato de capacitação os colaboradores envolvidos nos problemas são essenciais para identificar os fatores causadores de ineficiência operacional. Assim, o aumento da eficiência dos processos pode ser alcançado por meio da capacitação prática de colaboradores envolvidos nos problemas operacionais utilizando a metodologia Lean Six Sigma.
Antony, I. (2015). Challenges in the deployment of LSS in the higher education sector: Viewpoints from leading academics and practitioners. International Journal of Productivity and Performance Management, 64(6), 893-899, doi: https://doi.org/10.1108/IJPPM-12-2014-0192. Juliani F., Oliveira, O.J (2019). Synergies between critical success factors of Lean Six Sigma and public values. Total Quality Management and Business Excellence, 30(15-16), 1563-1577, doi: http://dx.doi.org/10.1080/14783363.2017.1383153.