Resumo

Título do Artigo

Escolha de Franquias de Beleza, Saúde e Bem-estar: avaliação risco-retorno
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Palavras Chave

Escolha de Franquias
Multi-Atrribute Utility Theory
Método de Monte Carlo

Área

Empreendedorismo

Tema

Microempreendedor, Empreendedorismo Regional e Empreendedorismo Corporativo.

Autores

Nome
1 - Elisa Lumi Matsumura
CENTRO UNIVERSITÁRIO ÁLVARES PENTEADO (FECAP) - pinheiros
2 - JOSÉ ORCÉLIO DO NASCIMENTO
Universidade Municipal de São Caetano do Sul USCS - Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado FE - doutorado
3 - ANDERSON GEDEON BUZAR REIS
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Campus Conceição
4 - Simona Adriana Banacu de Melo
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Centro
5 - Celso Machado Jr.
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Stricto Sensu

Reumo

A diversidade de opções de franchising ao mesmo tempo que amplia a possibilidade de escolhas, estabelece a dúvida de qual a melhor opção a se escolher. A relação entre investimento e rentabilidade do negócio se estabelece como elementos a serem analisados por aqueles que desejam montar um empreendimento baseado no modelo de franchising.
Frente a diversidade de fatores apresentados, esta pesquisa emana da questão: como um candidato a montar uma franquia pode identificar uma franquia adequada ao seu perfil? Assim, o objetivo deste trabalho é analisar a viabilidade de aplicar projeções de desempenho, no processo de tomada de decisão da escolha de aquisição de uma franquia.
A fundamentação teórica está estruturada a partir da definição de franquias no segmento de beleza, saúde e bem-estar. Também está amparada na Teoria da Utilidade Multiatributo, mais conhecida como MAUT do inglês Multi-Attribute Utility Theory, é a quantificação do desejo pelos possíveis bens que se pode adquirir, associando a estes um valor que classifique de acordo com os critérios estabelecidos pelo próprio decisor. E a metodologia de Monte Carlo é muito utilizada em Finanças, trata-se de uma técnica de amostragem artificial usada para operar numericamente sistemas complexos.
Aplicou-se uma metodologia quantitativa e de caráter descritivo, com a aplicação de Multi-Attribute Utility Theory (MAUT) e o Método de Monte Carlo nos resultados de entrevistas com três redes de franquias do setor de Beleza, Saúde e Bem-Estar. A pesquisa também é documental, já que foi necessário coletar algumas informações de cunho financeiro das empresas.
A metodologia de MAUT utilizou todas as notas normalizadas e foram aplicados um peso para cada dimensão do estudo. Para a dimensão Disclosure Financeiro, foi atribuído um peso de um (1,0) e para as demais dimensões foi distribuído o peso de 0,500. A Franquia 3 se destacou em relação às demais, nas dimensões: Suporte do franqueador, Marca, Confiança no franqueador e outras características do franqueador, além de apresentar uma alta nota no Disclosure Financeiro. No Método de Monte Carlo, após as simulações realizadas, 86,8% das simulações apontaram a Franquia 3 como a melhor escolha.
O desenvolvimento deste estudo possibilitou evidenciar que a aplicação de projeção de desempenho no processo de decisão da escolha de aquisição de uma franquia, se posiciona como um protocolo adequado. As variáveis envolvidas no processo de decisão foram consideradas, analisadas e interpretadas por dois diferentes protocolos, a metodologia Teoria da Utilidade Multiatributo, mais conhecida como MAUT (Multi-Attribute Utility Theory) e o Método de Monte Carlo. Os dois diferentes protocolos adotados indicam a mesma sequência de desempenho das três Franquias analisadas.
VITORINO, S. L.; ROQUE, A.; OGLOUYAN, B. Z.; ADESSE, E.; FERNANDES, F. J.; NOSCHESE, G.; GONÇALVES NETO, J.; CAMARGO, A.; SCHMITT, M.; CASTRO, R.; VALENTE, S.; NATALIN, T. Glossário do sistema brasileiro de franquias: termos técnicos e científicos. International Journal of Professional Business Review, v. 3, n. 2, p. 283-323, 2018; ZUCCOLOTTO, R.; COLODETI FILHO, E. Gerenciamento de preços em empresas de pequeno porte por meio do custeio variável e do método de monte carlo. Enfoque: reflexão contábil, v. 26, n. 3, setembro-dezembro, p. 39-52, 2007.