Resumo

Título do Artigo

EMPRESAS NASCENTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS: UMA ANÁLISE DAS SPIN-OFFS E START-UPS
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Palavras Chave

Spin-off
start-up
empresa de base tecnológica

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - Neila Conceição Cunha Nardy
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Departamento de Administração
2 - Carlos Henrique Conde Mundim
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS (UFSCAR) - Centro de Ciências em Gestão e Tecnologia

Reumo

O artigo parte da teoria de desenvolvimento econômico, especificamente, aquela desenvolvida por Schumpeter que propõe uma perturbação que altera o estado de equilíbrio do mercado por meio de mudanças espontâneas e descontínuas no fluxo de produção. Schumpeter (1982) aponta o empreendedor como agente econômico fundamental para levar novos produtos (aplicação de invenção, inovação tecnológica ou melhoria tecnologia) ao mercado. No caso deste estudo, cabe à Agência de Inovação da UFSCar desenvolver políticas e apoiar a criação de empresas nascentes, sejam elas spin-offs ou start-ups.
A partir de 2016 o Código Brasileiro de C&T coloca a inovação como elemento essencial para promover o desenvolvimento econômico. No caso da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), este papel cabe a Agência de Inovação (AIn) que apoia a criação e a manutenção das empresas geradas a partir da Universidade. Sabe-se da existência de empresas nascentes, mas não se conhece o perfil. O artigo tem como objetivo identificar e caracterizar as empresas que nasceram a partir de pesquisas da Universidade e propor ações para intensificar a geração de empresas nascentes a partir da Universidade.
Para Smilor et al. (1990) e Carayannis et al. (1998) spin-off é o novo empreendimento baseado em tecnologia desenvolvida em laboratório. Para Shane (2004) start-ups são criadas por estudantes e empregados de instituições acadêmicas. Spin-out é uma nova empresa baseada em tecnologia licenciada ou com direitos cedidos da universidade, apoiada por capital de risco (DRUILHE; GARNSEY, 2004 e LOCKETT; WRIGHT, 2005). Neste estudo, Start-up é todo negócio novo. Spin-off é negócio novo a partir do resultado de pesquisa. Spin-out é negócio criado a partir de tecnologia licenciada pela organização mãe.
Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa (RICHARDSON, 2008). O método foi o estudo de caso (Yin,2001). Os objetos de análise foram empresas nascentes da Universidade Federal de São Carlos. A coleta de dados foi realizada junto ao banco de dados da Agência de Inovação, bem como a busca de dados junto aos sites institucionais das empresas nascentes da UFSCar. Foram analisadas as 44 empresas nascentes identificadas no cadastro da Agência de Inovação. Para complementar os dados, recorreu-se à Plataforma LinkedIn para identificar curso de formação e confirmar dados dos fundadores.
Das 44 respondentes, 22 (50%) desenvolvem novas tecnologias; 14 (32%) utilizam novas tecnologias; e 4 (9%) fabricam ou comercializam tecnologias desenvolvidas por terceiros. As empresas que nascem da UFSCar têm a tecnologia como elemento importante do negócio. Nos últimos 3 anos, foram lançados 105 novos produtos no mercado; 180 melhorias de produtos; e gerados 60 novos processos. UFSCar soma 9 spin-offs e 35 startups. Não há presença de spin-out até o momento. Os resultados mostram que a UFSCar cumpre com seu papel de levar as tecnologias desenvolvidas intramuros para o mercado.
Foram identificadas 44 empresas nascentes, com predominância na área de serviços, 35 delas são microempresas, 23 empresas criadas por alunos ou ex-alunos de graduação ou pós-graduação, 24 estão instaladas em grandes centros do estado, sendo 35 start-ups e 9 spin-offs. Todas as 44 empresas têm tecnologia como foco do negócio. Os resultados mostram que a Universidade cumpre seu papel no que se refere à transferência de tecnologia via criação de empresas e está alinhada com a teoria de desenvolvimento econômico de Schumpeter.
SMILOR, R. W.; GIBSON, D. V.; DIETRICH, G. B. University Spin-Out Companies: Technology Start-Ups From Ut-Austin. Journal of Business Venturing, v. 5, pp. 63-76. 1990 CARAYANNIS, E. G.; ROGERS, E. M.; KURIHARA, K.; ALLBRITTON, M. M. High-technology spin-offs from de government R&D laboratories and research universities. Technovation, v.18, n. 1, pp.1–11, 1998. SHANE, S. Academic entrepreneurship: university spinoffs and wealth creation. Cheltenham: Elgar, 2004. DRUILHE C. ;GARNSEY, E. Do academic spin-outs differ and does it matter? Journal of Technology Transfer, n. 29, pp 269–285. 2004.