Resumo

Título do Artigo

ANALYTICS E VISUALIZAÇÃO DE DADOS EM SMART CAMPUS: uma revisão sistemática da literatura
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Smart Campus
Analytics
Visualização de dados

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Ciências de dados e Inteligência analítica

Autores

Nome
1 - Rafael Ferreira dos Santos
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Jardim Botânico
2 - Taiane Ritta Coelho
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Departamento de Ciência e Gestão da Informação

Reumo

Smart Campus são ambientes que usam Tecnologias de Comunicação e para romper as restrições de tempo e espaço do campus tradicional com uso de sistemas de informações de gerenciamento independente e tem como objetivo melhorias os processos e serviços ofertados, onde seu uso também é exigido por órgãos regulatórios. A Educação Superior é impactada pelo avanço tecnológico e pelas novas tecnologias como sensores, Internet of things e Big Data. Assim, o uso de Analytics e visualização de dados são ferramentas importantes dentro do contexto Smart Campus, sendo aplicadas nas melhorias no campus.
Considerando o campo de estudo de Smart Campus e a importância do ferramental de visualização de dados e uso de Analytics na melhoria dos processos de gestão e na oferta de serviços para os stakeholders, o artigo tem como objetivo investigar componentes associados a esse contexto, por meio de uma revisão sistemática da literatura e responder a seguinte questão: “Quais são as contribuições que abordam o uso de Analytics e visualização de dados dentro do contexto de Smart Campus?”. Busca-se compreender como esses componentes são aplicados dentro do contexto de um ambiente inteligente.
Os estudos relacionados a Smart Campus estão fortemente relacionados com a adoção de tecnologias dentro do ambiente universitário e visam melhoria da qualidade de vida no campus e com o uso de seus recursos aproveitar seus dados gerados internamente para gerar informações que contribuam na gestão. O analytics é o termo utilizado para usar e analisar dados que resultem em decisões assertivas e a visualização de dados são os recursos que disseminam as informações por meio de painéis interativos e que auxiliam a compreensão dos conjuntos de dados facilitando a tomada de decisão.
Os componentes identificados têm teor tecnológico com foco no desenvolvimento teórico e/ou prático de soluções em diversas dimensões de um campus, como gestão, segurança, sustentabilidade, comunicação etc com o uso de infraestruturas que incluem Big Data, Internet of Things, redes e sensores e computação em nuvem, entre outros, que beneficiam a gestão acadêmica e administrativa e a comunidade acadêmica, que possibilitaram o desenvolvimento de um modelo de camadas que identifica a relação do uso de Analytics e visualização de dados dentro do contexto Smart Campus.
Em linhas gerais os trabalhos identificados estão relacionados ao uso de TIC no campus, sendo poucas iniciativas que buscam a compreensão do uso efetivo de Analytics e visualização de dados no contexto Smart Campus, mas demonstram que são elementos fundamentais no processo de inteligência. Os trabalhos focam em propor melhorias nos processos acadêmicos e/ou administrativos nos níveis de gestão, operacional, docentes e discentes e atores externos.
FERREIRA, F. H. C.; ARAUJO, R. M. DE. Campus Inteligentes: Conceitos, aplicações, tecnologias e desafios. CECCARINI, C.; MIRRI, S.; PRANDI, C.; SALOMONI, P. A data visualization exploration to facilitate a sustainable usage of premises in a Smart Campus context. SCHENATZ, B. N. Smart Campus e Analytics para redução da evasão e promoção da permanência no ensino superior: um estudo de caso múltiplo LIU, J.; ZHANG, X.; JIN, M. Some thoughts on ‘intelligent campus’ of military academy. Advances in Intelligent Systems and Computing.