Resumo

Título do Artigo

AÇÃO COMUNICATIVA: UMA NOVA FORMA DE AÇÃO NAS COOPERATIVAS
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Palavras Chave

AÇÃO COMUNICATIVA
PRINCÍPIOS COOPERATIVISTAS
COOPERATIVAS

Área

Agribusiness

Tema

Cooperativas

Autores

Nome
1 - Jéssica de Carvalho Machado
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - Elaine Santos Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
3 - Adriano Oliveira Cruz
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - DAE
4 - José Roberto Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamernto de Administracao

Reumo

A concepção de cooperativas tornou-se mais sistematizada a partir de pensadores do socialismo utópico e então, desenvolveu uma teoria para a gestão de cooperativas que busca um paradigma próprio para essas organizações. Assim, a ação comunicativa de Habermas proporciona uma discussão acerca da importância do diálogo e do entendimento mútuo pelos indivíduos, que aqui confere-se com os princípios cooperativistas, pois só são possíveis quando os associados, juntos, entendem que são capazes de tomar decisões e contribuir para uma gestão democrática, fundamentados em uma racionalidade comunicativa.
Para que se torne possível compreender a racionalidade comunicativa nas organizações cooperativas, esse estudo possui como proposta identificar: Como a ação comunicativa de Jürgen Habermas (2012) pode se tornar a forma de agir nas cooperativas de acordo com os princípios cooperativistas? Sendo assim, busca-se realizar uma investigação acerca de como os pressupostos da teoria do Habermas se relacionam com os princípios cooperativistas, e como, a partir disso, pode-se instituir a racionalidade comunicativa como uma nova forma de agir nas cooperativas.
A ICA (2017) desenvolveu os princípios cooperativistas, sendo: adesão voluntária e livre, gestão democrática, participação econômica dos sócios, autonomia e independência, educação, formação e informação, intercooperação e preocupação com a comunidade. Com objetivo de relacioná-los à ação comunicativa, Habermas a conceitua como: a interação de pelo menos dois sujeitos capazes de falar e agir que estabeleçam uma relação interpessoal e que buscam entendimento sobre a situação da ação, de forma concordante, coordenar as ações. Assim, a linguagem torna-se necessária e proeminente (HABERMAS, 2012).
A gestão democrática é o princípio que mais se relaciona com a teoria pelo fato de estar diretamente relacionado com a prática dos outros. Com isso, a racionalidade comunicativa pode mediar as ações coletivas nas cooperativas e a análise de cada princípio reforça, apresentando como esses carregam pressupostos da referida teoria. Assim, demonstra-se que as ações são embasadas pela racionalidade comunicativa e pelos princípios de forma que as cooperativas possam embasar suas decisões por meio de uma racionalidade que traga a integração, uma comunicação que incita participação e a cooperação.
A relação entre princípios cooperativistas e teoria da racionalidade comunicativa demonstra que a ação comunicativa é uma possibilidade para que os cooperados tomem decisões baseadas em objetivo comum e atuem de forma solidária. Dentre os princípios, gestão democrática, autonomia e independência, educação, treinamento e informação se relacionam diretamente com a ação comunicativa. Os outros se relacionam de forma indireta, porém impactam nas decisões e ações pautadas pela comunicação e entendimento. Torna-se possível a emancipação, proposta por Habermas e fim do cooperativismo.
CANÇADO, A. C.; GONTIJO, M. C. H.Princípios Cooperativistas:origens, evolução e influência na legislação brasileira.In: ENCONTRO DE INVESTIGADORES LATINO- AMERICANO DE COOPERATIVISMO, 2004, São Leopoldo.Anais...São Leopoldo, 2004. HABERMAS, J.Teoria do Agir Comunicativo.Sobre a crítica da razão funcionalista. (Trad.) SIEBENEICHLER, F. B.São Paulo:WMF Martins Fontes,2012. MOREIRA, W.Revisão de literatura e desenvolvimento científico:conceitos e estratégias para confecção. Janus, Lorena, v. 1, n. 1.,2004.