Resumo

Título do Artigo

TRANSPARÊNCIA PARA ENFRENTAMENTO À COVID-19: ESTRATÉGIA DE BRANDING PÚBLICO EM MÍDIAS DIGITAIS
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Branding público
Covid-19
Transparência

Área

Administração Pública

Tema

Relação Governo-Sociedade: Transparência, Accountability e Participação

Autores

Nome
1 - Fernanda Rodrigues de Siqueira
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Porto Velho
2 - Carlos André da Silva Müller
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Mestrado em Administração
3 - Cleidiane Hayane Noleto da Silva
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Porto Velho

Reumo

Dentre as ações tomadas no enfrentamento à pandemia, destaca-se a busca por transparência a fim de reduzir as incertezas e desinformações diante dessa crise de saúde pública. A qualidade dos dados e das informações relativas à pandemia em portais oficiais tem sido avaliada pelo Índice de Transparência da Covid-19. Nesse caminho, o Estado de Rondônia tem-se destacado no ranking e constantemente se posiciona em seus veículos oficiais de comunicação, o que pode ser visto como estratégia de branding para aumentar a percepção do valor da marca pública diante da transparência de suas ações.
É possível associar as estratégias de branding público aos mecanismos de transparência, cuja relação destes conceitos pode aumentar as chances de sucesso no tratamento do surto de Covid-19. Tendo como base a análise da veiculação de informações acerca dos resultados publicados pelo ITC-19 associados ao enfrentamento da pandemia da Covid-19, levanta-se como questionamento como o governo do Estado de Rondônia tem buscado desenvolver sua marca pública de governo transparente em relação aos dados da Covid-19, lançando mão da comunicação institucional como estratégias de branding público.
O branding emergiu rapidamente como importante estratégia de governança (Zavattaro et al., 2021). A evolução da mídia digital tem possibilitado o desenvolvimento de estratégias de branding em que se torna possível lançar novas marcas a fim de influenciar a opinião pública e a percepção dos stakeholders (Leijerholt et al., 2019). Outro conceito relacionado à busca pela efetividade de ações do Estado é o de transparência (Matias-Pereira, 2014). Este último pode ser ampliado ao conceito de accountability, entendido como um paradigma de Estado que democraticamente informa suas ações.
Primeiramente, analisou-se a classificação de Rondônia nas 19 avaliações do Índice de Transparência da Covid-19, nas versões 1.0 e 2.0, extraindo informações presentes nos boletins. Após, verificou-se como o governo e a mídia buscaram se manifestar diante destas avaliações. Para isso, utilizou-se procedimento webométrico, com strings de busca na página do Google. A amostra final consistiu em 69 matérias, as quais foram interpretadas utilizando o método de análise de conteúdo hermenêutica-dialética (Minayo, 2009), levando a formação de temas abrangentes ao estilo de uma análise temática.
O governo do Estado de Rondônia tem se esforçado para atingir uma marca pública de estado transparente nas ações sobre a pandemia da Covid-19, constatado tanto pela sua evolução nas avaliações do Índice de Transparência da Covid-19, como na ampla divulgação de seus destaques no ranking. Na maioria das notícias veiculadas pela mídia observa-se coesão da comunicação em comparação com aquelas publicadas em canais oficiais do governo. Como resultado, favorece a construção do branding público, baseado em estratégia de consistência em suas mensagens, conquistando a confiança de seus cidadãos.
A análise permitiu constatar que as divulgações em mídias digitais sobre a avaliação do Estado de Rondônia pelo Índice de Transparência da Covid-19 contribuem no desenvolvimento da marca pública de governo transparente. As mensagens podem ser consideradas estratégias de branding, pois influenciam a percepção dos stakeholders. Com a disseminação de desinformações, é imprescindível ao Estado o gerenciamento das informações veiculadas na mídia e a busca pela transparência das ações, permitindo maior aproximação com a sociedade, principalmente em condições sensíveis, como a pandemia da Covid-19.
Leijerholt, U., Biedenbach, G., & Hultén, P. (2019). Branding in the public sector: a systematic literature review and directions for future research. Journal of Brand Management, 26, 126-140. Matias-Pereira, J. (2014). Controle social e transparência: avaliação do modelo de acesso à informação no Brasil. GIGAPP Estudios/Working Papers, 32, 1-21. Minayo, M.C.S. (2009). Pesquisa social: teoria, método e criatividade (28ª. ed.). Vozes. Zavattaro, S. M., Marland, A., & Eshuis, J. (2021). Public Branding and Marketing: Theoretical and Practical Developments. Public Admin Rev.