Resumo

Título do Artigo

A PERSPECTIVA DE CONSTRUÇÃO DE MERCADOS PARA ANÁLISE DA DISSEMINAÇÃO DA AGRICULTURA DIGITAL NO BRASIL
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Palavras Chave

Inovação em mercados
Agronegócio
Digitalização da agricultura

Área

Agribusiness

Tema

Inovação e Tecnologia

Autores

Nome
1 - Gustavo Nunes Maciel
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
2 - Daniel Leite Mesquita
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - LAVRAS
3 - Vitor Brando
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Lavras
4 - Caroline Mendonça Nogueira Paiva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
5 - Elisa Reis Guimarães
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia (DAE)

Reumo

Na agricultura digital, o contexto do produtor se guia por inovações e rupturas tecnológicas, elevando o potencial de criação de produtos e serviços rentáveis e sustentáveis (Betz et al., 2019) e sendo considerado um mercado em formação. A transição para um novo mercado pode gerar mercados híbridos que estão respectivamente imbuídos de características e práticas de diferentes contextos mercadológicos (Geiger & Kjellberg, 2021). Nesta realidade, a prática agrícola e, consequentemente, o agronegócio contemporâneo, passam por expressivas transformações.
Este artigo busca responder a seguinte questão de pesquisa: como caracterizar a disseminação da Agricultura digital no Brasil a partir da percepção de suas inovações por diferentes atores do agronegócio? Para responder a esta questão, o objetivo deste artigo é compreender o cenário da agricultura brasileira sob uma ótica construtivista de mercado.
Os mercados passam por processos de inovação que produzem transformações em seus diversos arranjos e praticas de troca. Nesse sentido, as inovações são geradas em mercados cada vez mais complexos, a partir de elevadas interações entre diferentes setores, ocorrendo assim, processos de combinação de inovações de mercado (Geiger & Kjellberg, 2021). Harrison & Kjellberg (2016) destacam que os mercados possuem subprocessos interconectados que moldam as estruturas mercadológicas a partir da interação entre mercados e seus demais usuários.
Por meio de técnicas qualitativas, buscou-se conhecer o contexto da agricultura digital no Brasil e suas especificidades a partir de pesquisas em bases secundárias e da visão de diferentes atores que integram este mercado. Desta forma, para a pesquisa utilizou-se como métodos de coleta de dados a pesquisa documental e entrevistas em profundidade. Optou-se pela adoção de análise de conteúdo, qualitativa, semântica e categorial de grade mista, utilizando sentenças como unidades de análise, seguindo as três etapas propostas por Bardin (2011).
Conforme os resultados apresentados, a relação existente entre os diferentes atores no agronegócio - governo, instituições de ensino, pesquisa e tecnologia, empresas e produtores rurais - transformam constantemente o contexto agrícola e as dimensões econômicas, culturais, sociais, mercadológicas e ambientais de seus envolvidos. Nas últimas décadas, os processos inovativos provenientes do desenvolvimento da tecnologia no campo e a integração de diferentes dispositivos performaram a estrutura desse mercado e reconfiguraram as diferentes práticas de seus agentes.
Com base nos resultados, fica evidente que o cenário futuro do agronegócio e, especialmente, do produtor rural é construído a partir de realizações cooperativas de diferentes atores que atuam nesse ecossistema. Da mesma forma, entende-se que o Brasil, devido a sua heterogeneidade produtiva, pelos contextos vivenciados pelos produtores rurais e por sua importância no cenário global, enquanto produtor e exportador de alimentos, é um complexo objeto de pesquisa a ser constantemente investigado.
Geiger, S., & Kjellberg, H. (2021). Market mash ups: The process of combinatorial market innovation. Journal of Business Research, 124, 445-457. Harrison, D., & Kjellberg, H. (2016). How users shape markets. Marketing Theory, 16(4), 445-468. Kjellberg, H., & Olson, D. (2017). Joint markets: How adjacent markets influence the formation of regulated markets. Marketing Theory, 17(1), 95-123. Kjellberg, H., Azimont, F., & Reid, E. (2015). Market innovation processes: Balancing stability and change. Industrial marketing management, 44, 4-12.