Resumo

Título do Artigo

AÇÃO EMPREENDEDORA PÚBLICA E GESTÃO SOCIAL: aproximações e contribuições preliminares
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Ação Empreendedora Pública
Gestão Social
Bem Comum

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Social e Organizações do Terceiro Setor

Autores

Nome
1 - Camila de Assis Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamento de Administração e Economia
2 - José Roberto Pereira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE LAVRAS (UFLA) - Departamernto de Administracao
3 - Valderí de Castro Alcântara
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG) - Cláudio

Reumo

A ação empreendedora pública pode ser analisada na perspectiva do interesse bem compreendido, uma vez que o mesmo busca relacionar o interesse individual e o bem comum. Sendo assim, o interesse bem compreendido, resgatado da obra de Tocqueville (1998), se refere à interdependência entre bem-estar coletivo e bem-estar individual ou, em outras palavras, o interesse coletivo é pré-condição para o interesse individual de forma sustentável. Essa ótica também se aproxima da compreensão da gestão social.
A problematização desse artigo parte da busca por compreender quais são as aproximações e contribuições que podem existir entre a gestão social e a ação empreendedora pública. Portanto, o objetivo deste trabalho consiste em compreender as aproximações e contribuições do diálogo entre os conceitos de gestão social e ação empreendedora pública.
Ação Empreendedora Pública (SOUSA; PAIVA JÚNIOR; LIRA, 2010; SILVEIRA, 2007; PAIVA JÚNIOR, 2004; BOSCZOWSKI; TEIXEIRA, 2012; SILVA; VALADARES; ANDRADE, 2016; TUBINO, 2011). Gestão Social (CANÇADO; PEREIRA; TENÓRIO, 2013; CANÇADO, 2011; ARAÚJO, 2012; HABERMAS, 1989; DOWBOR, 1999; FISCHER, 2004). Interesse Bem Compreendido (TOCQUEVILLE, 1987; 1998).
A aproximação das discussões da ação empreendedora pública e da gestão social podem ser compreendidas tendo como ponto de partida a ideia do interesse bem compreendido de Tocqueville (1998). Ademais, a ação empreendedora pública compreende as práticas que partem do Estado para a sociedade e a gestão social realiza um caminho inverso, por meio das ações geradas pela sociedade que vão de encontro ao Estado – ambas se aproximam quando a ação parte do interesse bem compreendido.
Pode-se concluir que o presente ensaio teórico abordou uma proposta de compreensão sobre as possíveis aproximações e contribuições entre a ação empreendedora pública e a gestão social. Sendo assim, esse estudo possibilitou o entendimento de que as contribuições das mesmas podem ter como ponto de partida o interesse bem compreendido. Ademais, observou-se que as duas temáticas abordadas são recíprocas, de modo que elas se aproximam em diversos aspectos, na busca de alcançar o bem comum.
CANÇADO, A. C.; PEREIRA, J. R.; TENÓRIO, F. G. Gestão social: epistemologia de um paradigma. Curitiba: CRV, 2013. HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989. SILVA, C. A.; VALADARES, J. L.; ANDRADE, D. M. Ações empreendedoras na gestão pública: análise do Programa Crédito Solidário (PCS) em um município do sul de Minas Gerais. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, v. 15, n. 1, p. 55-68, 2016 TOCQUEVILLE, A de. A democracia na América. Belo Horizonte: Itatiaia, 1987, 597p.