Resumo

Título do Artigo

“Professor, tem no Youtube?”: Análise de plataformas de streaming como recurso didático no curso de hotelaria da UFPB
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

plataformas de streaming
recurso didático
ensino-aprendizagem

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - Lucas Andrey Sabino Muniz de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Sede, CCTA.
2 - Lyvia Camila Fernandes Madruga Barros
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN) - CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
3 - Jefferson Oliveira da Silva Lacerda
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - CAMPUS I - CCTA/DTH

Reumo

As Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC) estão se inserido no contexto educacional de maneira aprimorar os processos de ensino-aprendizagem, fornecendo novas ferramentas e recursos para professores e alunos. Neste sentido, as plataformas de streaming estão sendo utilizadas como recursos didáticos devido a diversidade de conteúdo e facilidade de acesso, essas plataformas têm possibilitado o aprimoramento das atividades de ensino sendo bem avaliadas por docentes e discentes.
Com essa utilização em diversas áreas do saber é observado que as áreas de turismo e hotelaria carecem de estudos nesta temática. Desse modo se faz a seguinte pergunta: Como a utilização de plataformas de streaming podem auxiliar na relação de ensino-aprendizagem no curso de hotelaria da UFPB? Desse modo, o objetivo geral deste estudo é: analisar a utilização de plataformas de streaming como recurso didático no curso de hotelaria, da Universidade Federal da Paraíba.
A literatura de TDICs apresenta como essas tecnologias estão se inserindo no contexto educacional proporcionando novos métodos de ensino, recursos e ferramentas para aprimorar a experiência de aprendizado. De mesmo modo, os estudos sobre a utilização das plataformas de streaming apontam para uma avaliação positiva do uso deste recurso, beneficiando as relações de ensino-aprendizagem em diversos contextos de ensino. As principais vantagens da utilização das plataformas de streaming são a diversidade de conteúdo, facilidade de acesso e a possibilidade de produção de material pelos alunos.
O presente estudo foi desenvolvido no curso de hotelaria da UFPB, tendo como amostra os professores e alunos do curso de hotelaria, obtendo respectivamente, 15 respondentes docentes e 57 discentes. Para tanto, foi utilizado de um questionário online na ferramenta Google Forms divulgado amplamente pelo WhatsApp e e-mail. Os dados foram analisados com auxílio do Google Forms que disponibiliza gráficos e planilhas que auxiliam na análise e interpretação dos dados.
Os achados demonstram uma avaliação positiva dos docentes sobre o uso das TDICs em suas disciplinas, por sua vez os alunos se demonstram satisfeitos com as estratégias de ensino do curso de hotelaria da UFPB. As plataformas de streaming são utilizadas por meio de resumos, apresentações e debates, sendo as mais utilizadas o Youtube e Instagram. Os alunos e professores observam um melhor desenvolvimento das disciplinas com esse recurso, tornando a aula mais interessante para ambos.
Os resultados demonstram a avaliação positiva dos professores e alunos acerca do uso dessas plataformas, que foram potencializadas pelo contexto do ensino remoto emergencial, sendo uma maneira dos professores complementarem os materiais didáticos em suas disciplinas. Os conteúdos utilizados são aplicados por meio de resumos, debates e apresentações, desse modo se faz necessário explorar todo o potencial dessas plataformas e ampliar a para participação dos alunos, utilizando por meio da criação de conteúdo nas plataformas.
MOGHAVVEMI, Sedigheh et al. Social media as a complementary learning tool for teaching and learning: The case of youtube. The International Journal of Management Education, v. 16, n. 1, 2018. PUCINELLI, Ricardo Henrique; KASSAB, Yara; RAMOS, Claudemir. Metodologias ativas no ensino superior: uma análise bibliométrica. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 2, 2021. TAGARRO, Wagner Xantre et al. Utilização das ferramentas de tecnologias digitais da informação e comunicação pelo professor no ensino superior. REVISTA CARIOCA DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO, v. 4, n. 2, 2019.