Resumo

Título do Artigo

GOVERNANÇA PÚBLICA, TRANSPARÊNCIA E ACCOUNTABILITY EM TRIUNFO/PE: como portais institucionais podem estreitar as relações com a sociedade
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Palavras Chave

governança pública
portal da transparência
participação social

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - Lyandra dos Santos Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada
2 - Suiane Valença Brandão
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE) - Unidade Acadêmica de Serra Talhada

Reumo

Atualmente foi observado que o elo entre população e governo aumentou devido à necessidade de fornecer informação em tempo real a todos, em virtude da pandemia do COVID-19. Além disso, a campanha eleitoral na última eleição, no ano de 2020, foi praticamente online e, portanto, faz-se necessário observar como tais informações devem ser repassadas e como realmente estão chegando aos cidadãos, bem como de que forma se dá a interação entre os atores (população e gestão pública).
O elo entre população e governo aumentou devido à necessidade de fornecer informação em tempo real a todos, em virtude da pandemia do COVID-19. Faz-se necessário observar como tais informações devem ser repassadas e como realmente estão chegando aos cidadãos, bem como de que forma se dá a interação entre os atores (população e gestão pública). O objetivo da pesquisa é analisar de forma sistemática a utilização e divulgação das ferramentas digitais, pontuando os meios adotados oficialmente pela administração pública local para fornecer informações e interagir com cidadãos de Triunfo - PE.
Na intenção de embasar o artigo teoricamente, foi feito um estudo de levantamento referencial associado também a como a participação da população nas decisões públicas e seus efeitos no desenvolvimento de projetos. Os portais de comunicação entre instituições públicas municipais e a população fomentam esse tipo de ação.
O estudo foi realizado de forma qualitativa com análises exploratória e documental no site da prefeitura, portal da transparência e redes sociais. As análises apresentadas foram realizadas a partir de publicações nos últimos dois anos com um foco mais específico na divulgação das ferramentas existentes para fornecer transparência e o intuito das publicações, identificando falhas e acertos a respeito delas.
Através da metodologia adotada e dos resultados obtidos, foi possível visualizar que a sincronia de pensamentos populacional alinhada com as ações públicas é capaz de contribuir para o bem comum sem priorizar um grupo ou aspectos individuais. A participação social e o desenvolvimento de serviços de qualidade são métodos utilizados para aumentar a confiança da população com os gestores.
De forma geral, conclui-se que mesmo com avanços tecnológicos e constantes atualizações, a utilização destes meios ainda é uma dificuldade presente, tanto pelos que fornecem a informação quanto aos que vão utilizá-las e interpretá-las. Além de verificar a falta de divulgação do site institucional do município de Triunfo de forma mais assídua, é possível observar que a população ainda não tem conhecimento completo de todas as informações que já estão disponibilizadas a todos.
ARAUJO, R. N.; GOVERNANÇA DIGITAL: uso de tecnologias da informação e comunicação e estratégias de inovação do governo federal para melhorar a prestação de serviços públicos. 2016. 51 F. Monografia (Especialização MBA em Gestão Pública) – Instituto CEUB de Pesquisa E Desenvolvimento. Centro Universitário De Brasília, Brasília 2016. BALBE, R. da S. Uso de tecnologias de informação e comunicação na gestão pública: exemplos no governo federal. Revista do Serviço Público, [S. l.], v. 61, n. 2, p. p. 189-209, 2014. BARCELLOS, Jorge. “O Legislativo Municipal como agente de políticas públicas.”2018.