Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE INFLUENCIAM A APRENDIZAGEM INTERORGANIZACIONAL: estudo de caso em uma rede com organizações de diferentes setores.
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Palavras Chave

Aprendizagem Interorganizacional
Fatores da aprendizagem
Redes Interorganizacionais

Área

Estudos Organizacionais

Tema

Aprendizagem nas Organizações

Autores

Nome
1 - Carla Zandavalli
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - EGC
2 - Julieta Kaoru Watanabe Wilbert
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de Engenharia do Conhecimento
3 - Gertrudes Aparecida Dandolin
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Departamento de engenharia do conhecimento
4 - Andrea Valéria Steil
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Reumo

Atuar em um contexto organizacional de competitividade e de contínuas mudanças impelem as organizações a explorar e ultrapassar as suas fronteiras organizacionais. A AIO é um processo que promove a aquisição “coletiva de conhecimento” que ocorre entre um conjunto de organizações que interagem. Ao mesmo tempo que se tornam um meio de diversidade de conhecimento, as redes também trazem o desafio das relações interorganizacionais. Assim, compreender o que facilita ou dificulta o processo de aprendizagem entre organizações, em uma rede, torna-se relevante.
Adotar uma rede interorganizacional enquanto arena para aprendizagem (Tynjälä, 2008) implica na necessidade de se compreender a complexidade das relações entre as organizações (Dagnino et al., 2015). Participar de uma rede não assegura a ocorrência de AIO (Benavides-Espinoza, 2011). Identificar os fatores facilitadores e as barreiras à AIO é uma agenda de pesquisa (Eiriz et al., 2017) e pode auxiliar a gestão de organizações que pretendem aprender por meio de uma rede. Assim, o objetivo desta pesquisa é identificar fatores que influenciam a AIO em uma rede interorganizacional.
A AIO é um processo distinto da aprendizagem organizacional, uma vez que a segunda é baseada nas experiências internas (Greve, 2005; Mozzato & Bitencourt, 2018). As redes interorganizacionais podem servir como canais, nos quais fluem informações, conhecimento, ideias e recursos pertencentes e controlados pelos atores da rede (Dagnino et al., 2015). A AIO promove a aquisição “coletiva de conhecimento” entre as organizações (Larsson et al., 1998). Assim, a rede, como um meio, e a AIO, como um propósito, podem auxiliar a organização ao enfretamento da complexidade provocada pelo ambiente externo.
Este estudo caracteriza-se como uma abordagem qualitativa. O tipo de pesquisa quanto ao objetivo é classificado como exploratório e pesquisa de campo. Como estratégia optou-se por um estudo de caso realizado em uma rede interorganizacional constituída por organizações de diferentes setores (público e privado). A coleta de dados foi realizada de forma virtual (Zoom), por meio de seis entrevistas com indivíduos representantes das organizações na rede. As entrevistas foram gravadas e transcritas. O método utilizado para a análise dos dados foi a análise temática de Braun & Clarke (2012).
O resultado da análise temática, dos dados das entrevistas, gerou um total de 70 códigos, 20 subcategorias distribuídas dentro de 3 categorias principais(temas). Essas 3 categorias trazem os fatores que podem influenciar o processo de AIO em uma rede interorganizacional. Os fatores externos, não são gerenciados pela rede e relacionam-se ao ambiente externo a esta. Os fatores relativos à própria rede, que descrevem a relação e a interação entre as organizações. E por fim, os fatores organizacionais, relativos às organizações e suas características de forma individual.
Foram identificados três grandes fatores que influenciam a AIO em redes interorganizacionais. Os fatores externos influenciaram na criação da rede, bem como no modo operandi da rede, destacando-se as auditorias externas e a pandemia. Quanto aos fatores de rede, que se refere as organizações como um grupo, a interação para adquirir o conhecimento, bem como os mecanismos que auxiliam no gerenciamento das relações se sobressaem aos demais. Por fim, os fatores organizacionais remetem às características de cada organização, com destaque a suscetibilidade para aprender.
Braun, V. & Clarke, V. (2012). Thematic Analysis. In: APA Handbook of Research Methods in Psychology. 2, 1947-1952. Dagnino, G.B., Levanti, G., Minà, A. & Picone, P.M. (2015), "Interorganizational network and innovation: a bibliometric study and proposed research agenda", Journal of Business & Industrial Marketing, Vol. 30 No. 3/4, pp. 354-377. Greve, H. R. (2005). Inter-organizational learning and social structure. Organization Studies, 26, 1025-1047.