Resumo

Título do Artigo

QUALIDADE DO RELACIONAMENTO E DESEMPENHO FINANCEIRO DE REDES INTERORGANIZACIONAIS: uma análise de consórcios de empresas de construção civil
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Palavras Chave

Qualidade do relacionamento
Redes interorganizacionais
Desempenho

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster, Redes de Negócios e Cooperação

Autores

Nome
1 - Peron Avelino
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - Indianápolis
2 - Renato Telles
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - São Paulo - Higienópolis
3 - Maciel Manoel Queiroz
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP) - PPGA
4 - Silvio A. Minciotti
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Programa de Pós-graduação em Administração

Reumo

O dinamismo e a competitividade presentes no século XXI levam as organizações a procurarem parcerias, constituindo redes, para melhorar seu desempenho, compartilhar riscos, adquirir conhecimento, entrar em novos mercados, ganhar economias de escala e/ou racionalizar operações. O sucesso dos relacionamentos interorganizacionais tem sido estudado como variável associada diretamente ao desempenho de redes, em especial, o financeiro. A qualidade do relacionamento em redes de negócios é um tema frequente na literatura e explorado por diferentes autores.
Esta pesquisa, descritiva e quantitativa, se propõe a investigar e avaliar em que medida os fatores associados à qualidade do relacionamento entre os membros de empresas construtoras, que se associam em consórcio, afeta o desempenho financeiro da associação. Consideram-se os construtos confiança, comprometimento, colaboração e cooperação como constituintes do construto qualidade do relacionamento e potenciais preditores do desempenho. E é relevante à medida que oferece avanços no entendimento do tema, fornece implicações gerenciais para o aperfeiçoamento de procedimentos estratégicos.
Nas últimas décadas, o desempenho de alianças estratégicas tem sido um importante tópico de pesquisa nos campos de negócios e gestão internacionais. Os pesquisadores investigaram vários fatores que explicam o desempenho, mas geralmente encontram resultados divergentes, e a validade das medidas possíveis ainda é questionável, pois o desempenho é um fenômeno complexo e multidimensional. Este estudo baseia-se no fundamento de que confiança, comprometimento, colaboração e cooperação, são aspectos-chave da qualidade do relacionamento entre representantes de empresas em redes interorganizacionais.
Foram coletadas 155 respostas aos questionários enviados para os endereços eletrônicos de engenheiros, coordenadores de obras, gerentes, diretores, membros do conselho, e profissionais das áreas comercial e administrativa de inúmeras empresas construtoras que se associaram em consórcio para execução de obras de infraestrutura no estado de São Paulo. O questionário buscou aferir as opiniões desses profissionais acerca das dimensões confiança, comprometimento, colaboração, cooperação e desempenho nos consórcios em que atuaram. As respostas foram lançadas em uma escala Likert de 5 pontos.
Foram feitas análises descritivas da amostra, de correlação, fatorial e de regressão. Os construtos confiança, comprometimento, colaboração e cooperação, a partir das métricas adotadas podem ser absorvidas por uma variável latente ou fator, entendido como um construto de nível superior: a qualidade do relacionamento. Os construtos confiança, comprometimento, colaboração e cooperação estão associados positivamente ao desempenho financeiro, sendo o primeiro e o último construto preditores deste, e apresentam correlação significante, com o construto qualidade do relacionamento.
Pode-se concluir que toda as hipóteses foram validadas e que os construtos confiança, comprometimento, colaboração e cooperação, são indicadores da qualidade do relacionamento e também preditores do desempenho financeiro de consórcios de empresas construtoras. Foi identificado que estes construtos formadores da qualidade do relacionamento podem afetar em até 41,1% o desempenho financeiro dessa associação e, portanto, podem ser considerados preditores desse desempenho.
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