Resumo

Título do Artigo

GAMIFICAÇÃO APLICADA COMO PROCESSOS DE INOVAÇÃO EM EMPRESAS, INSTITUIÇÕES DE ENSINO E GESTÃO PÚBLICA
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Palavras Chave

abordagens estratégicas
inovação colaborativa
Gamificação

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Abordagens sociais, cognitivas e comportamentais em Estratégia

Autores

Nome
1 - Maria das Graças de Oliveira
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Ribeirão das Neves
2 - Michael Souza Soares
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Ribeirão das Neves
3 - Ana Cristina Magalhães Costa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS (IFMG) - Campus Ibirité
4 - Rui Miguel Patrício
IADE - Universidade Europeia - UNIDCOM

Reumo

O Ideachef se tornou um dos mais importantes estudos de caso dessa pesquisa, o trabalho foi apresentado à comunidade acadêmica do IFMG, que demonstrou um interesse especial pelo jogo. Pois ele de fato contribui diretamente para uma dor existente na maioria das instituições de ensino que é a de motivar e engajar professores e alunos a trabalharem juntos com o processo de construção de ideias e empreendimentos inovadores de forma colaborativa. Despertando assim o interesse da instituição por meio da ARINTER em viabilizar a vinda do Professor Rui Patrício, criador do jogo para o Brasil.
As habilidades aprendidas e praticadas com os jogos são pouco desenvolvidas nas escolas, e talvez por isso os jogos despertam ainda uma sensação ameaçadora no meio educacional. A tradição educacional de transmissão de conhecimento não encontra terreno fértil entre os jovens que, por outro lado, não encontram o conhecimento apenas nas escolas. O conhecimento está disponível em qualquer lugar e a qualquer momento. O objetivo central foi preparar uma oficina e vivência de reconhecimento e aprendizado da metodologia, para que posteriormente, os participantes pudessem replicar o conhecimento.
A gamificação é a aplicação de elementos e mecânicas dos jogos em processos de negócio existentes, com o objetivo de motivar e reforçar o envolvimento dos utilizadores. O principal objetivo da gamificação não é forçar comportamentos ou condicionar a liberdade de escolha, mas sim melhorar a experiência do utilizador através de experiências com elementos de jogos que reforçam as motivações extrínsecas e intrínsecas. A gamificação é diferente dos jogos tradicionais e vídeo jogos, porque geralmente estes são focados no valor de entretenimento, aqui na gamificação o foco do valor é no processo
O principal objetivo do método gamificado IdeaChef (jogo de tabuleiro que usa metáforas de culinária) é integrar conceitos de design de serviços com técnicas de resolução de problemas e inovação empresarial, para converter ideias de alto potencial em conceitos de trabalho ou protótipos. A trilha metodológica seguiu duas etapas. Na primeira organizou-se oficinas de capacitações e workshops entre parceiros previamente contatados e numa segunda para efeito de avaliação aplicou-se questionários e entrevistas semiestruturadas.
Cerca de 90% dos atores participantes aprovaram o método, destes 80% afirmaram que o conhecimento adquirido durante a oficina, assim como o jogo é aplicável durante a sua prática educacional em seu cotidiano.
Percebeu-se ao longo da construção da ação prática de apresentação do Ideachef e da pesquisa bibliográfica sobre aplicações de jogos, que a gamificação ao mesmo tempo em que cresce como método ou estratégia aplicada em várias áreas de atuação humana, ainda necessita de muita pesquisa, tanto teórica quanto empírica . O sentimento que se tem é que é preciso aprender muito sobre os jogos antes de ser possível verificar suas potencialidades. Parte dos atores demonstraram interesse em replicar o ideaChef nas organizações a qual representam.
Busarello, R. I., Ulbricht, V. R. e Fadel, L. M. (2014). A gamificação e a sistemática de jogo: conceitos sobre gamificação como recurso motivacional. In Fadel, L. M. et al. Patrício, Rui., Morozumi, Rei. Gamification for service design and Innovation: ideaChef® method and tool. ServDes2018. Service Design Proof of Concept, Proceedings of the ServDes.2018 Conference, 18-20 June, Milano, Italy.