Resumo

Título do Artigo

Incivilidade no Trabalho: Um ensaio teórico sobre seus efeitos no ambiente organizacional
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Palavras Chave

Incivilidade
Incivilidade Cibernética
Comportamento Organizacional

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Comportamento Humano

Autores

Nome
1 - Roger da Silva Wegner
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
2 - VANIA DE FATIMA BARROS ESTIVALETE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas
3 - Talita Gonçalves Posser
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
4 - Paula Balardin Ribeiro Aragão
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Santa Maria
5 - Vânia Medianeira Flores Costa
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas

Reumo

Nos últimos anos têm sido desenvolvidas pesquisas que evidenciam a prática de comportamentos antissociais, dentre esses pode-se citar estudos direcionados à incivilidade. Esta ação no ambiente de trabalho se caracteriza como um comportamento desviante de baixa intensidade, no qual o colaborador prejudica seu colega, desobedecendo as normas de respeito mútuo, estabelecidas no ambiente de trabalho. As incivilidades não apenas passam pela vida social, mas também contaminam o ambiente de trabalho, logo um alto nível de incivilidade pode ser considerado um problema de negócio para as organizações.
Este ensaio teórico que tem o objetivo de refletir sobre a incivilidade e incivilidade cibernética e os seus efeitos no ambiente organizacional, a fim de proporcionar uma reflexão sobre a temática, que ainda é pouco explorada nos estudos organizacionais da área gestão de pessoas, e que ocasionam consequências negativas que afetam o ambiente organizacional.
Para Pearson, Andersson e Wegner (2001) a incivilidade no trabalho associa-se à ideia de comportamento desviante de baixa intensidade, no qual o indivíduo tem a intenção de prejudicar o seu colega, desobedecendo as normas de respeito mútuo, estabelecidas no ambiente de trabalho. Além disso, diante das transformações tecnológicas no contexto organizacional, Park, Fritz e Jex (2018) comentaram que a interação on-line, via e-mail de trabalho, apresenta diversas características que podem aumentar a probabilidade de vivenciar a incivilidade cibernética, comprometendo o bem estar dos colaboradores.
A incivilidade pode ocorrer mediante ações como um colega de trabalho te ignorar ou não responder uma mensagem.Os trabalhadores afetados por estas ações tendem a levar a sério os comportamentos de exclusão,aumentando suas emoções negativas,apresentam maior distração cognitiva,estresse,sofrimento psicológico,emoções negativas como a raiva,culpa e medo,menor satisfação e criatividade, além de sentirem-se deprimidos e mal-humorados.A incivilidade não solucionada além de comprometer o bem estar dos colaboradores,pode gerar a redução da produtividade e o desligamento do colaborador da organização.
A incivilidade e a incivilidade cibernética apresentam impactos semelhantes não só na vida pessoal dos indivíduos quanto no contexto organizacional, podendo comprometer o rendimento dos colaboradores diante das atividades realizadas no ambiente laboral.É importante que exista uma fonte consistente por parte da organização para apoio que os colaboradores recorram quando experimentarem ações incivis,a fim de ajudar a combater os efeitos da incivilidade.Logo, evidencia-se a importância do papel das organizações para mitigar os resultados negativos decorrentes da incivilidade no local de trabalho.
Park, Y., Fritz, C., & Jex, S. (2015). Daily Cyber Incivility and Distress: The Moderating Roles of Resources at Work and Home. Journal of Management, 44, 2535 - 2557. 10.1177/0149206315576796. Pearson, C. M., Andersson, L. M., & Wegner, J. W. (2001). When workers flout convention: A study of workplace incivility. Human Relations, 54(11), 1387-1419. https://doi.org/10.1177/00187267015411001.