Resumo

Título do Artigo

AVALIAÇÃO DE IMPACTO DE TREINAMENTO: ESTUDO DE CASO DO CURSO CONTABILIZAÇÃO DE BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL
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Palavras Chave

Avaliação
Impacto
Treinamento

Área

Administração Pública

Tema

Gestão Organizacional: Governança, Planejamento, Recursos Humanos e Capacidades

Autores

Nome
1 - DELCIENE APARECIDA OLIVEIRA PEREIRA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA
2 - DAVI EDSON DA COSTA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA
3 - Erica Rodrigues Zanon Silva
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Faculdade de Administração
4 - Daniel Alves Moraes de Almeida
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Faculdade de Educação
5 - Thiago Augusto Costa de Olival
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - Brasília

Reumo

Programas de Treinamento contribuem para o aumento da competitividade, eficiência, produtividade, capacidade de adaptação, inovação organizacional, engajamento e satisfação dos funcionários. Estudos evidenciaram benefícios diretos e indiretos, como melhoria da performance no trabalho, aquisição de novas habilidades (AGUINIS; KRAIGER, 2009) e aumento na motivação, moralidade e empoderamento de profissionais.
Auditoria interna governamental é fundamental para o funcionamento do setor público. Por exemplo, em 2017, a Controladoria Geral da União contabilizou R$ 4,6 bilhões em benefícios. Em 2018, esse órgão criou e implementou o curso Contabilização de Benefícios para aprimorar os conhecimentos dos servidores quanto à nova sistemática de qualificação de registro dos resultados e benefícios da atividade de auditoria governamental. Diante disso, surge a seguinte questão: qual foi o impacto desse treinamento? Apresentar os resultados da avalição de impacto desse treinamento é o objetivo desse artigo.
A definição de um programa de treinamento, presencial ou virtual, desempenha papel fundamental para a eficácia do treinamento. E avaliar o treinamento é necessário para identificar aspectos positivos e negativos da ação de formação (CARVALHO; ABBAD, 2006). Para Abbad et al. (2012), o uso de abordagem de Modelo Lógico para avaliação de treinamento propicia avaliações com abordagem sistêmica e facilita a adoção conjunta com outros métodos avaliativos. Ele auxilia no estabelecimento de conexões entre o treinamento e os objetivos organizacionais.
Este estudo de caso utilizou abordagem multimétodo para coleta, tratamento e análise dos dados. Trata-se de pesquisa quali-quantitativa, descritiva com objetivo de avaliar o impacto do curso Contabilização de Benefícios, realizado pela CGU, para auditores internos das unidades jurisdicionadas. A coleta de dados foi realizada em três etapas: análise documental, entrevistas estruturadas e aplicação de questionários junto aos participantes do curso. Para análise dos dados e geração dos resultados foram aplicadas técnicas de análise de conteúdo e tratamento estatísticos com uso software SPSS.
A aplicação do modelo lógico evidenciou que o curso de Contabilização de Benefícios treinou 124 servidores, aplicou avaliações de aprendizagem e de reação. A análise dos dados identificou a relevância do treinamento para os participantes e oportunidades de melhoria, especialmente no que diz respeito à inclusão de mais exercícios práticos. Os respondentes apontaram insatisfação com a “superficialidade do curso”. Embora 84% dos respondentes apontaram aplicar os conhecimentos abordados no curso cotidianamente. 57% dos participantes afirmaram que o treinamento teve utilidade para suas atividades.
O curso atendeu à demanda por conhecimento do tema quantificação e registro de resultados e benefícios da atividade de auditoria interna governamental, como definido pelo órgão, porque nivela o conhecimento dos treinandos, possibilita aos servidores apurar resultados institucionais de auditorias e apresentá-los à sociedade. Resultados indiretos do conteúdo foram percebidos diferentemente pelos participantes, o que não permite precisão nos resultados indiretos do curso. A motivação e autoconfiança dos funcionários foi beneficiada pelo curso, além da disseminação de habilidades perante colegas.
AGUINIS, H.; KRAIGER, K. Benefits of training and development for individuals and teams, organizations, and society. Annual Review of Psychology, 60, p. 451-474, 2009. CARVALHO, R. S.; ABBAD, G. Avaliação de treinamento a distância: reação, suporte à transferência e impactos no trabalho. Revista de Administração contemporânea, v. 10, n. 1, p. 95-116, mar. 2006. ABBAD, G. S.; MOURÃO, L. Avaliação de necessidades de TD&E: proposição de um novo modelo. Revista de Administração Mackenzie, v. 13, n. 6, p. 107-137, nov./dez. 2012.