Resumo

Título do Artigo

O MOVIMENTO B CORP, MOTIVAÇÕES E DESAFIOS: AS PERCEPÇÕES DAS EMPRESAS CERTIFICADAS
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Palavras Chave

Organizações Híbridas
Empresas B
Socioambiental

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégias ESG e Sustentabilidade Corporativa

Autores

Nome
1 - Ana Cláudia Wecker
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - PROGRAMA DE MESTRADO EM ADMINISTRAÇÃO
2 - Cristiane Froehlich
UNIVERSIDADE FEEVALE (FEEVALE) - Programa de Pós_Graduação Mestrado em Administração

Reumo

“Ser uma empresa melhor PARA o mundo e não apenas DO mundo”, é a intenção das empresas B (B Corps), que vêm ganhando destaque na busca por soluções com impacto socioambiental positivo. As empresas B são certificadas pelo Sistema B, parceiro do B Lab, e tem como objetivo expandir o movimento na América Latina. No Brasil, há mais de 150 empresas com essa certificação. Enquadradas em alguns estudos como organizações híbridas, buscam inserir os valores sociais e ambientais em suas estratégias.
Esta pesquisa tem como objetivo verificar as práticas socioambientais realizadas pelas empresas B, as vantagens e os desafios encontrados diante do movimento.
Nas organizações híbridas, sugere-se que os empreendedores considerem a sustentabilidade das gerações presentes e futuras e levem em consideração o nível sócio global-sistemas ecológicos, não apenas os impactos locais, sendo os recursos financeiros vistos como um meio necessário para esse fim (Hestad, Tabara, & Thornton, 2020).
A pesquisa classifica-se em descritiva, estudos de caso múltiplos, qualitativa. A coleta de dados foi realizada através de documentos e entrevistas semiestruturadas com 11 empresas certificadas como B. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo qualitativa.
Os principais resultados mostraram como motivadores para a certificação, a busca por objetivos socioambientais, o reconhecimento por sua preocupação com a sociedade e meio ambiente e atração de investidores de impacto. Ainda há necessidade de maior divulgação do movimento para ampliação e fortalecimento da rede. No entanto, trata-se de uma comunidade que partilha dos mesmos valores, possibilitando trocas e interações entre si.
Percebeu-se que todos os entrevistados falam que a certificação é uma consequência de suas ações, estando a geração de impacto social e ambiental no centro do negócio. Ou seja, todas as organizações da pesquisa têm a intenção de ser uma empresa melhor PARA o mundo e não DO mundo, mesmo que sua atividade fim não seja relacionada a sustentabilidade. Elas visualizam no Movimento B uma possibilidade de ganhar força através de suas práticas, reunindo o mesmo propósito no grupo, além de ser reconhecida como uma organização preocupada com a sociedade e meio ambiente.
Battilana, J., & Dorado, S. (2010). Building sustainable hybrid organizations: The case of commercial microfinance organizations. Academy of management Journal, 53 (6), 1419-1440. https://doi.org/10.5465/amj.2010.57318391 Battilana, J., Lee, M., Walker, J., & Dorsey, C. (2012). In search of the hybrid ideal. Stanford Social Innovation Review, 10 (3), 51-55. https://doi.org/10.7916/D8WD497M Bianchi, C., Reyes, V., & Devenin, V. (2020). Consumer motivations to purchase from benefit corporations (B Corps). Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 27(3), 1445-1453.