Resumo

Título do Artigo

DESTINOS TURÍSTICOS E SUA RELAÇÃO COM O MARKETING: LEVANTAMENTO E ANÁLISE DOS ATRATIVOS TURÍSTICOS DAS CIDADES DE ARACAJU/SE E SALVADOR/BA
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Palavras Chave

Destinos turísticos
Atrativos
Marketing turístico

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - TAÍS ALEXANDRE ANTUNES PAES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Turismo
2 - Rodrigo Ladeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração
3 - Maria Teresa Grimaldi Larocca
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - Escola de Administração

Reumo

O turismo abrange diversos agentes sociais que agem em conjunto para que o destino possa ofertar atrativos que atendam aos interesses e expectavas dos seus consumidores. Tal coordenação pode compreender estratégias do marketing turístico que visem diferenciar a oferta de atrativos turísticos em relação a outros destinos. Os turistas e visitantes, buscam experiências turísticas memoráveis, durante todo o processo de planejamento e vivência da viagem, e o marketing turístico pode favorecer e contribuir para que o destino atenda tais necessidades com o planejamento e ações mercadológicas.
O presente estudo teve como objetivo central realizar um levantamento e análise dos atrativos turísticos, provenientes das bases de dados Google Places, site TripAdvisor e de entrevistas realizadas nas cidades de Aracaju/SE e Salvador/BA, e entender sua relação com o marketing turístico e o comportamento de consumo.
Os indivíduos estão em constante deslocamento e movimento buscando experiências que possam satisfazer as suas necessidades e desejos através, em alguns casos, de atrativos exclusivos e customizados de um determinado lugar que facilite o seu desfrute ou a realização de atividades que possam gerar experiências de viagem memoráveis. Assim, o marketing turístico deve considerar o segmento de mercado que está adquirindo o produto turístico, possível emotividade da compra e como ocorre o processo de tomada de decisão de aquisição do produto.
O estudo caracterizou-se como sendo descritivo e exploratório com pesquisas efetuadas nas bases de dados do Google Places, site TripAdvisor e entrevistas realizadas com a comunidade local, setor público, setor privado e turistas nas cidades de Aracaju/SE e Salvador/BA. Estas entrevistas serviram como base de informações sobre os atrativos turísticos das localidades. Desta forma, os dados coletados basearam-se em amostras não-probabilísticas. O levantamento dos dados apresentou categorias e subcategorias de atrações com resultado de 496 atrativos para a cidade de Aracaju e 756 para Salvador.
Verifica-se que ambas as cidades, Aracaju e Salvador, apresentam perfis de interesses semelhantes entre os pesquisados que destacam a praia como o principal atrativo turístico. O que se percebe, todavia, é que em Aracaju há uma valorização maior de atrativos relacionados a natureza e os parques da cidade são bem frequentados por moradores locais. Entretanto, os aracajuanos necessitam valorizar mais a sua cultura local e se sentirem pertencentes a ela. Este aspecto é mais bem notado para a cidade de Salvador, em que a valorização dos aspectos culturais é mais proeminente.
Observou-se que as praias e atividades vinculadas à cultura local são os atrativos turísticos que mais representam ambos os destinos. Entretanto, verifica-se que Aracaju e Salvador apresentam outras potencialidades turísticas que podem ser estimuladas e fazerem parte das ações mercadológicas destas localidades. Conforme pôde ser observado outros atrativos turísticos, não relacionados às praias, podem ser trabalhados e receberem comunicações direcionadas, estimulando outros interesses turísticos.
BALLINA, Francisco J. de La B. Marketing turístico aplicado. Madrid: Esic Editorial, 2017. MORRISON, Alastair M. Marketing and managing tourism destination. New York: Routledge, 2019. SÁNCHEZ, David G. Social media marketing em destinos turísticos: inplicaciones y retos de la evolución del entorno online. Editorial UOC, 2017. SCHUSTER, Marcelo da S. Personalidade de destino – a aproximação entre consumidores e os destinos turísticos. Tese de Doutorado em Administração, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS. 2017.