Resumo

Título do Artigo

Aprendizagem empreendedora a partir do fracasso e seus reflexos no ecossistema empreendedor
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

fracasso empreendedor
falha empreendedora
aprendizagem empreendedora

Área

Empreendedorismo

Tema

A figura do Empreendedor: Perfil, Personalidade, Comportamento e Competências

Autores

Nome
1 - ROBERTA DUTRA DE ANDRADE
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - CAMPUS DE QUIXADÁ
2 - Paulo Gonçalves Pinheiro
Universidade da Beira Interior - Departamento de Gestão e Economia
3 - Luísa Margarida Cagica Carvalho
Instituto Politécnico de Setúbal - Escola Superior de Ciências Empresariais

Reumo

O fracasso desempenha um papel fundamental na aprendizagem empreendedora e, o conhecimento acerca do processo de aprendizagem, que permite ao empreendedor ressurgir após uma falha é, consideravelmente, fragmentado na literatura (Lattacher & Wdowiak, 2019). Estudos sobre sucesso empreendedor e efeito farol de startups são recorrentes na literatura (Tiba et al., 2020; Ács et al., 2017; Bosma et al., 2011; Chow & Rubin, 2013; Feld, 2020) e surgem em número bastante superior se comparado às pesquisas sobre o fracasso empreendedor (Klimas et al., 2020; Lattacher & Wdowiak, 2019).
O propósito deste artigo é explorar as complexidades da aprendizagem empreendedora a partir do fracasso e seus reflexos no ecossistema empreendedor através da questão de pesquisa: como os efeitos do fracasso empresarial se manifestam em ecossistemas empreendedores? Especificamente, (1) qual a natureza do fracasso e seus efeitos na aprendizagem empreendedora? (2) Quais os conteúdos da aprendizagem a partir do fracasso? (3) Qual a sua aplicação no ressurgimento do empreendedor? (4) Como o EE recicla a aprendizagem a partir da falha e como essa aprendizagem é absorvida?
O empreendedorismo é um processo de aprendizagem e empreendedores podem auferir aprendizado particularmente rico após eventos críticos (Minniti & Bygrave, 2001). A aprendizagem empreendedora, essencialmente focada em como e quando o aprendizado ocorre, é um campo de pesquisa promissor na interface do empreendedorismo e abrange uma ampla diversidade de perspectivas teóricas: aprendizagem experencial, aprendizagem organizacional, teoria cognitiva social, ecologia populacional e teoria da configuração (Wang & Chugh, 2014). A aprendizagem experencial tem tido influência crescente na pesquisa.
Pesquisa exploratório-descritiva, com abordagem qualitativa com estudo de casos múltiplos. Os objetos de estudo foram 4 startups de indústrias distintas, com membros diretamente envolvidos em episódios de fracasso. Foram realizadas 4 entrevistas em profundidade, sendo 3 delas de forma individual e 1 em grupo focal. A análise de conteúdo foi estruturada em categorias a partir da literatura acerca dos temas fracasso e aprendizagem empreendedora. Os dados de cada startup foram analisados individualmente no software NVivo e os trechos de entrevistas agrupados em cada construto.
Os dados relacionam a natureza do fracasso aos seus reflexos na aprendizagem empreendedora e os conteúdos mais relevantes utilizados no ressurgimento do empreendedor. Revelam ainda as formas com que o ecossistema empreendedor absorve e recicla a aprendizagem a partir da falha impactando na criação de novos negócios.
Os resultados apresentados demonstram que a aprendizagem a partir de um evento crítico tem profundo impacto no desempenho de ecossistemas empreendedores. Os resultados são encorajadores para motivar pesquisa em áreas como modelagem de aprendizagem ou na replicação da abordagem proposta em outros ecossistemas. Em termos práticos, podem apoiar os formuladores de políticas na identificação de fatores localizados que podem ser alavancados para produzir mudanças no nível macro através da identificação de incentivos adequados às redes sociais e ao compartilhamento do conhecimento experencial.
Feld, B. (2020). Startup communities: Building an entrepreneurial ecosystem in your city. John Wiley & Sons. Fust, A.P., Jenert, T. and Winkler, C. (2018), “Experiential or self-regulated learning: a critical reflection of entrepreneurial learning processes”, Entrepreneurship Research Journal, Vol. 8 No. 2. Klimas, P., Czakon, W., Kraus, S., Kailer, N., & Maalaoui, A. (2021). Entrepreneurial failure: a synthesis and conceptual framework of its effects. European Management Review, 18(1), 167-182. Kolb, A., & Kolb, D. (2018). Eight important things to know about the experiential learning cycle.