Resumo

Título do Artigo

ESTÉTICA DO EMPREENDEDORISMO ARTÍSTICO E CULTURAL: A experiência da inovação no Pagode Baiano
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Palavras Chave

Empreendedorismo artístico
Inovação
Estética

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Simony Rodrigues Marins
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - NPGA
2 - Eduardo Paes Barreto Davel
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - EA

Reumo

Empreendedores musicais precisam escolher a produtora para realizar o vídeo de lançamento da música estratégica para o futuro da carreira. Porém, uma crise inesperada exacerba os riscos e incertezas do mundo artístico e gera dúvida sobre esse investimento e a sobrevivência do grupo. Nesse processo de discussão e decisão, muitas tensões econômicas, comerciais, sociais, políticas e morais revelam-se enquanto tensões estéticas. Então, o conhecimento estético torna-se estratégico para o processo de inovação do empreendedorismo artístico e cultural.
Os objetivos educacionais são: a) identificar as singularidades do empreendedorismo artístico e cultural, b) compreender a relevância da estética para o empreendedorismo artístico e cultural, c) discutir o sentido da estética no empreendedorismo artístico e cultural.
Caso fictício e baseado em etnografia estética em grupos musicais feita pela primeira autora em organizações do pagode baiano, entre 2018 e 2021 em três fases de sensibilização: aproximação (cosmovisão no eixo organização), seleção (sete organizações no foco organização e inovação) e aprofundamento etnográfico (três organizações e foco nos eixos organização, inovação e comunidade). A coleta de dados é presencial e virtual, contando com observação, documentos, entrevistas semiestruturadas, registros visuais, audiovisuais e diários. A análise é feita por análise de narrativas.
Disciplinas do curso de graduação em Administração (Empreendedorismo, Estudos Organizacionais, Economia Criativa, Liderança, Estratégia, Marketing, Comportamento do Consumidor, Teorias de Administração), cursos como, Produção Cultural, Artes (Música e Cinema) e pós-graduação (mestrados profissionais em disciplinas sobre Empreendedorismo, Gestão e Estética).
Elias, et al. (2018). The Aesthetics of Entrepreneurship: How Arts Entrepreneurs and their Customers Co-create Aesthetic Value. Organization Studies, 39(2–3), 345–372. Lipovetsky, G., & Serroy, J. (2015). A estetização do mundo: Viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras. Marins, S. R., & Davel, E. P. B. (2020). Empreendedorismo cultural e artístico: veredas da pesquisa acadêmica. Pensamento Contemporâneo em Administração, 14(4), 115–140. Strati, A. (2007). Organização e Estética. Editora FGV.1ª ed: Rio de Janeiro.