Resumo

Título do Artigo

O alinhamento entre as metas do Programa de Avaliação de Desempenho dos TAEs e o Plano de Desenvolvimento Institucional do Campus de Governador Valadares da UFJF
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Administração Pública
Avaliação de Desempenho Humano
Planejamento Estratégico

Área

Artigos Aplicados

Tema

Administração Pública

Autores

Nome
1 - Ricardo Lorrane Azevedo Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - Teófilo Otoni
2 - Naldeir dos Santos Vieira
UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM) - Departamento de Administração

Reumo

A AD é uma ferramenta muito difundida no campo da administração e pode ser utilizada como instrumento de gestão para convergir as metas individuais e de equipes de trabalho para o atendimento dos objetivos organizacionais. Na administração pública brasileira, há um esforço para implementar ferramentas utilizadas em setores privados nas diversas carreiras e esferas de governo, a partir da reforma gerencialista. Na UFJF a execução do PROADES deve ser orientada pelo PDI, documento define objetivos, metas e estabelece diretrizes que orientam as ações e decisões acadêmicas e administrativas.
Pereira (2017) aponta que A avaliação de desempenho gerou algumas melhorias pontuais para a UFJF, entretanto, o PROADES não tem gerado resultados efetivos. Essa constatação, aliada à vivência no processo de definição de metas do PROADES, nos leva a identificar a existência de uma lacuna entre o planejamento estratégico (PDI) e o programa de avaliação de desempenho (PROADES) no campus de Governador Valadares da UFJF.
Foi estabelecido neste estudo o seguinte questionamento: existe alinhamento das metas registradas no PROADES para o cumprimento das metas estabelecidas no PDI da UFJF, para o campus de Governador Valadares?
Esse estudo não tem por pretensão esgotar a matéria, mas apenas ser mais um ponto de reflexão, capaz de lançar luzes para melhor entendimento da temática e contribuir para que o PROADES seja mais efetivo para a consecução dos objetivos e metas da instituição. Enquanto um estudo em andamento, está prevista em outra etapa a realização de entrevistas semiestruturadas com representantes de cada setor do Campus em análise para compreender a efetividade do PROADES para o alcance das metas estipuladas no PDI da UFJF, enfatizando os propulsores e os possíveis gargalos neste processo.
Observou-se que, do total de 264 metas pactuadas pelas Equipes de Trabalho do campus de G.V. para o PROADES do ano de 2018, 147 estão vinculadas e corretamente alinhadas a metas direcionadas à Unidade pelo PDI, e consequente, alinhadas com os objetivos gerais do planejamento estratégico aos quais estão vinculados. Por outro lado, 117 metas apresentam algum desalinhamento ou não foram vinculadas às metas direcionadas à unidade pelo PDI. Portanto, pode-se afirmar que o alinhamento não acontece com grande parte das metas estipuladas no PROADES.
No Campus de Governador Valadares da UFJF, a demanda por capacitação análoga às metas de equipe aliada ao pouco tempo para as discussões antes da definição das metas do Programa são apresentados como fatores que prejudicam as associações entre as metas estabelecidas no PDI e as metas das Equipes de Trabalho. Aparentemente, esse fator pode estar contribuindo para que as Coordenações Setoriais não consigam maior efetividade na orientação e acompanhamento da elaboração de metas coletivas.