Resumo

Título do Artigo

FATORES DETERMINANTES DE SUCESSO NA GESTÃO DE PROJETOS NO BRASIL: REVISÃO DE LITERATURA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Projetos
Metodologias
Sucesso

Área

Tecnologia da Informação

Tema

Gestão de Projetos em TIC

Autores

Nome
1 - Paula Burrel de Lima
FACULDADE IBMEC (IBMEC) - Minas Gerais
2 - MARCONI MARTINS DE LAIA
FACULDADE IBMEC (IBMEC) - Belo Horizonte

Reumo

Práticas de gestão de projetos eram adotadas desde a antiguidade, mas ganharam força recentemente, com os grandes avanços tecnológicos, a busca pela maximização do lucro e o aumento da competitividade do mercado. Assim, surgiram técnicas de gestão com estrutura sequencial. Como resposta ao cenário de mudança e inovação constante, modelos ágeis de gestão também surgiram, propondo entregas incrementais e maior flexibilidade. No Brasil, a literatura acadêmica sobre o tema tem crescido, discutindo, principalmente, os indicadores e fatores críticos de sucesso e metodologias adotadas.
O artigo visou a análise de publicações de destaque nacional sobre a temática de gestão de projetos. Foram estudadas 28 publicações sobre gestão de projetos em organizações brasileiras, com o intuito de compreender o cenário e contexto da disciplina no Brasil. Esse estudo tem como objetivo responder à pergunta: “quais os principais pontos destacados como determinantes de sucesso na literatura de gestão de projetos no Brasil?”
O artigo divide a história da gestão de projetos em cinco fases, detalhando como o avanço tecnológico promoveu maior agilidade, eficiência e facilidade de acesso a recursos, levando a uma transformação, com o aumento da velocidade de mudança no mercado. O período atual é marcado pela disrupção contínua, em que modelos de negócio inovadores surgem a todo momento e, com igual rapidez, deixam de existir e são substituídos por novos modelos inovadores. Assim, surge uma maior necessidade de adaptabilidade e flexibilidade.
Foi realizado o estudo de 28 publicações sobre gestão de projetos em organizações brasileiras. Foi possível observar que houve um aumento do volume de trabalhos nos últimos anos e que, embora a maior parte dos estudos seja relacionada à tecnologia, há aplicação em outras áreas também. Foi feita uma análise comparativa dos principais pontos de discussão: adoção de ferramentas e metodologias de gestão, indicadores e fatores críticos de sucesso.
Os projetos atuais não mais se limitam aos indicadores e práticas adotados no passado, pois com a alta velocidade de mudança atual, é fundamental que as organizações se adaptem a novos cenários e demandas. Assim, em contraste ao “Triângulo de Ferro”, a maioria dos projetos atuais mensura fatores como a qualidade das entregas, o retorno para a organização e a satisfação do cliente. Além disso, outros fatores são vistos como relevantes para o sucesso, como o uso de metodologias de gestão, comunicação clara, colaboração, flexibilidade, acesso a recursos e a escolha adequada do modelo de gestão.
ALEXANDER, Moira. Agile vs. waterfall: Project methodologies compared. CIO, Framingham Oct 05 2020. BALDO, Rodrigo Fernando Galzerano et al. Aplicação da metodologia scrum em um estudo de caso de engenharia. Revista Produção Online, [S.L.], v. 19, n. 3, p. 856-875, set. 2019. CAMARGO, Robson; RIBAS, Thomas. Gestão Ágil de Projetos: as melhores soluções para suas necessidades. São Paulo: Saraiva, 2019.