Este artigo apresenta a riqueza da técnica netnográfica que, segundo Kozinets (2002), é uma nova metodologia de pesquisa qualitativa que adapta as técnicas da pesquisa etnográfica para estudar as culturas e comunidades que estão surgindo por meio de comunicações mediadas por computador. No contexto online, diversos elementos auxiliam na construção de um ambiente rico em informações, no qual os consumidores podem desenvolver suas preferências por aspectos do produto ou serviço. As OPRs surgem como uma forma dos consumidores ultrapassarem as limitações do contexto de compra online tradicional.
Diante desse contexto, este artigo tem por objetivo propor a netnografia como um método potencial para compreender o que incentiva a avaliação de produtos online na área de jogos digitais.
De acordo com Gottschalk e Mafael (2017), as Online Product Recommendations (OPRs) podem ser definidas como as informações sobre as experiências de consumo com relação aos produtos e serviços ofertados, sendo manifestadas em formato textual ou gráfico no ambiente de interação online. Com as crescentes mudanças das inovações tecnológicas Albino, Souza e Prado (2014) argumentam que o mundo dos negócios digitais se tornou marcado pelo forte dinamismo e concorrência acirrada, o setor de jogos eletrônicos, por exemplo, estando em expansão.
A netnografia se baseia em conjunto sistemático de diretrizes, que de acordo com Kozinets (2002, 2014) consiste em cinco etapas, sendo elas: planejamento do estudo, seleção e entrada (entrée) em campo, coleta de dados, análise e interpretação dos dados e representação da pesquisa. Apoiando essas etapas está a capacidade do pesquisador em garantir os padrões éticos da pesquisa. As próximas seções apresentam a proposição do estudo a partir de cada etapa do processo de pesquisa netnográfica.
Embora o método netnográfico seja inerentemente flexível e adaptável aos interesses e habilidades do pesquisador, as etapas discutidas nesse trabalho podem servir de guia à pesquisadores interessados em aplicar rigorosamente esse método a sua própria pesquisa.
KOZINETS, R. V. Netnografia. Porto Alegre: Penso, 2014.
_______________. KOZINETS, R. V.; DOLBEC, P-Y.; EARLEY, A. Netnographic analysis: Understanding culture through social media data. The SAGE handbook of qualitative data analysis, p. 262-276, 2014.
GOTTSCHALK, S. A.; MAFAEL, A. Cutting Through the Online Review Jungle—Investigating Selective eWOM Processing. Journal of Interactive Marketing, v. 37, p. 89-104, 2017.