Resumo

Título do Artigo

Aglomeração Ou Cluster? Análise Dos Fundamentos Da Performance Competitiva No Varejo Sergipano
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Palavras Chave

Aglomerações Varejistas
Vantagem Competitiva
Cooperação.

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster, Redes de Negócios e Cooperação

Autores

Nome
1 - Rosângela Sarmento Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós Graduação em Administração - PROPADM
2 - LUIZ GUSTAVO ROCHA DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Departamento de Administração - DAD
3 - Allef de Souza Nogueira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PROPADM
4 - Maria Elena Leon Olave
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - Programa de Pós-graduação em Administração -PROPADM e PROFIAP
5 - JULIANA ALVES CAMPOS
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE (UFS) - São Cristóvão

Reumo

Foi Marshall que no século XIX iniciou estudos teóricos sobre os distritos industriais, dentro dos quais se localizavam diversas empresas especializadas, que forneciam externalidades positivas, formando os chamados agrupamentos de empresas em uma determinada localidade (MARSHALL, 1982; RAMIREZ; OTÁLVARO, 2015). Essa união tinha o intuito de proporcionar um caráter diferenciado e competitivo às instituições (MASCENA, FIGUEIREDO e BOAVENTURA, 2013).
identificar se o aglomerado de lojas existentes na Avenida Coelho e Campos, localizado na cidade de Aracaju/SE forma um cluster comercial varejista, a partir dos fundamentos da performance competitiva de clusters descritos por Zaccarelli et al. (2008).
AGUIAR, H. S.; PEREIRA, C. E. C.; DONAIRE, D.; NASCIMENTO, P. T. S. Análise da competitividade de clusters de negócios de varejo: ajuste de métricas através de uma aplicação no cluster varejista de moda do Bom Retiro. REGE-Revista de Gestão, v. 24, n. 2, p. 122-133, 2017. ALTENBURG, T.; MEYER-STAMER, J. How to promote clusters: policy experiences from Latin America. World Development, v. 27. n. 9, p. 1963-1713, 1999.
foi realizado um estudo de natureza qualitativa com 63 empresas pertencentes à concentração varejista.
Os resultados encontrados demonstram que a região ainda se encontra em um processo inicial de cluster comercial varejista. Apesar da alta atratividade de clientes, a presença de vantagens competitivas ligadas ao local, a forte concorrência entre as lojas e os indícios de cooperação entre elas,
tais fundamentos ainda estão em estágio de amadurecimento na concentração, não se asseverando de maneira evidente para os membros participantes.
AGUIAR, H. S.; PEREIRA, C. E. C.; DONAIRE, D.; NASCIMENTO, P. T. S. Análise da competitividade de clusters de negócios de varejo: ajuste de métricas através de uma aplicação no cluster varejista de moda do Bom Retiro. REGE-Revista de Gestão, v. 24, n. 2, p. 122-133, 2017. ALTENBURG, T.; MEYER-STAMER, J. How to promote clusters: policy experiences from Latin America. World Development, v. 27. n. 9, p. 1963-1713, 1999.