Resumo

Título do Artigo

BALANÇO CONTÁBIL DAS NAÇÕES: Evidências Empíricas dos Impactos da Degradação do Meio Ambiente na Mesorregião Metropolitana de Recife
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Balanço Contábil das Nações
Sustentabilidade
Patrimônio Líquido Ambiental

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Desenvolvimento Sustentável e os ODSs

Autores

Nome
1 - João Marcos Auad Scaldini
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
2 - RAIMUNDO NONATO RODRIGUES
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - CCSA

Reumo

O estudo aborda a sustentabilidade e o desenvolvimento sustentável e a internalização do seu conceito e como introduziu um novo desafio para a contabilidade. Kassai et al. (2008) apresentam uma proposta denominada Balanço Contábil das Nações (BCN), com o objetivo de elaborar balanços patrimoniais para países e regiões. Essa metodologia baseia-se na utilização de informações multidisciplinares de natureza qualitativa, convertendo-as em informações monetárias ou contábeis, com vistas a classificá-las em ativos, passivos e patrimônio líquido de acordo com os recursos naturais de cada local.
Com o objetivo de trazer informações que basearam discussões e reflexões para as políticas públicas do estado de Pernambuco com relação ao meio ambiente, o problema da pesquisa é: Qual o impacto da degradação do meio ambiente avaliado pela metodologia do Balanço Contábil das Nações no contexto do estado de Pernambuco? Dentro desse contexto, o objetivo geral desta pesquisa é verificar através da Metodologia do Balanço Contábil das Nações, qual o impacto da degradação do meio ambiente no Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido Ambiental dos municípios da Mesorregião Metropolitana de Recife.
Os temas tratados neste estudo foram: Desenvolvimento e Sustentabilidade, abordando a sustentabilidade, desenvolvimento sustentável e uma linha do tempo sobre os impactos climáticos e os principais eventos de sustentabilidade; e Balanço Contábil das Nações, abordando sua criação, elaboração, funcionamento e conceituação e fórmulas do Ativo Ambiental, Passivo Ambiental e Patrimônio Líquido Ambiental.
O estudo, quanto a abordagem metodológica é empírico, com relação ao objetivo é classificada como exploratória, descritiva, explicativa e causal, Com relação à estratégia de pesquisa é documental e com horizonte de tempo transversal. O delineamento da pesquisa considerou 5 etapas: I) Identificar os indicadores e apurar o Ativo Ambiental, II) Identificar os indicadores e apurar o Patrimônio Líquido Ambiental, III) Apurar o Passivo Ambiental, IV) Elaborar o Balanço Contábil das Nações e identificar o impacto da degradação do meio ambiente, e V) ranquear os municípios mais eficiente.
Essa pesquisa constatou que a Mesorregião Metropolitana de Recife encontra-se em uma situação patrimonial superavitária, tendo todos os 14 municípios com resultados positivos, porém os municípios de Olinda, Recife e Jaboatão dos Guararapes encontram-se com o Patrimônio Líquido Ambiental muito próximo de zero, o que indica que se não houver melhorias no consumo de CO2 tornar-se-ão municípios deficitários, ou seja, impactarão negativamente na degradação do meio ambiente.
Este estudo avaliou a participação dos municípios da Mesorregião Metropolitana de Recife com base nos seus balaços contábeis de acordo com a metodologia Balanço Contábil das Nações utilizada. Foi demonstrado o impacto da degradação do meio ambiente, em que as cidades mais urbanizadas e com mais polos industriais degradam mais o meio ambiente do que cidades que tem menos polos industriais e mais preocupações socioambientais. O Balanço Contábil das Nações é uma prestação de contas à humanidade que traz cada cidadão a prover de sua consciência os seus valores éticos e morais com seu município.
FELTRAN-BARBIER, R. et al. Experimental Simulations on Environmental Balance Sheets for Brazil and Its States. Journal of Academy of Business and Economics, v.12, n.3, 2012. KASSAI, J. R. et al. Balanço das Nações: uma reflexão sob o cenário das mudanças climáticas. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 15, 2008, Curitiba. Anais, Curitiba: Congresso Brasileiro de Custos, 2008. KASSAI, J. R. et al. Balanço contábil das nações: reflexões sobre os cenários de mudanças climáticas globais. Brazilian Business Review, Vitória-ES, v. 9, n. 1, p. 65-109, Jan-Mar 2012.