Resumo

Título do Artigo

CRESCER É FÁCIL? VOCÊ QUE PENSA! - O CASO DA JULLY BELEZA E MAKEUP
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Palavras Chave

Empreendedorismo
Crescimento de Empresas
Causation e Effectuation

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Italo Taumaturgo
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - Campus Cidade Universitária
2 - Halana Adelino Brandão
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI (UFCA) - Juazeiro do Norte

Reumo

O caso relata as dificuldades encontradas pelos empreendedores Isabela e Daniel na implementação e crescimento da Jully Beleza e Makeup. A história da empresa, que surgiu a partir de um plano de negócio elaborado por Isabela, retrata as tradicionais barreiras enfrentadas por empreendedores no crescimento do negócio, como a falta de acesso à crédito e a baixa credibilidade por parte dos fornecedores. Embora a empresa tenha aproveitado um bom período de liderança no mercado e alto faturamento, os empreendedores se deparam com novos e peculiares desafios que afetam o crescimento da organização.
Promover reflexões acerca das dificuldades encontradas pelos empreendedores no processo de crescimento do negócio e promover um debate acerca das possíveis estratégias para contornar tais dificuldades e impulsionar o negócio.
Os dados para construção do caso foram coletados a partir de uma entrevista não-estruturada, realizada com os fundadores da empresa em questão. A escolha do método esteve relacionada à possibilidade de adquirir maiores detalhe das situações vivenciadas pelos empreendedores na idealização e desenvolvimento do negócio. A entrevista aconteceu no mês de setembro de 2019, sendo gravada com a permissão dos entrevistados e apresentou uma duração total de 73 minutos. Os empreendedores também forneceram fotos que foram utilizadas para ilustrar as situações descritas.
O caso pode ser utilizado para disciplinas de curso técnicos e graduação em Administração, Contabilidade, Economia, Finanças e outros cursos correlatos de gestão. Orienta-se a aplicação do caso para discussão nas disciplinas a seguir: Empreendedorismo, Desenvolvimento de empresas, Jogos Empresariais, Teorias da Administração, Estratégia empresarial, Processo administrativo e Gestão Financeira.
• Fisher, G. (2012). Effectuation, causation, and bricolage: A behavioral comparison of emerging theories in entrepreneurship research. Entrepreneurship theory and practice, 36(5), 1019-1051. • Dobbs, M., & Hamilton, R. T. (2007). Small business growth: recent evidence and new directions. International journal of entrepreneurial behavior & research, 13(5), 296-322. • Machado, H. P. V. (2018). Crescimento de Empresas na Perspectiva de Pequenos Empreendedores de Base Tecnológica. Revista de Administração Contemporânea, 22(6), 817-840.