Resumo

Título do Artigo

PEOPLE ANALYTICS COMO BASE PARA A ABSORÇÃO DE CONHECIMENTOS EXTERNOS: UMA ABORDAGEM SOB A LUZ DA CAPACIDADE ABSORTIVA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Capacidade Absortiva
People Analytics
Gestão Estratégica

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Daniel Andrei Rodrigues da Silva
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões - Santo Ângelo

Reumo

As organizações estão buscando mais meios para aumentar sua vantagem competitiva e atualmente a abundância de ofertas de produtos e serviços está limitando a capacidade de se diferenciar das outras empresas, restando aos recursos humanos se tornarem o diferencial entre o fracasso e o sucesso. O uso de algoritmos estatísticos aplicados à gestão de recursos humanos tem aferido resultados positivos e se torna estratégico Organizações buscam novos conhecimentos tanto para inovar seu produto ou serviço, assim como em seus processos internos.
Levanta a seguinte problemática teórica: há como as organizações absorverem os conhecimentos obtidos através do PA e ao mesmo tempo alimentar os processos de PA com novos conhecimentos? Para responder a pergunta: objetivo geral: examinar e averiguar os conceitos e estudos mais recentes sobre People Analytics e capacidade absortiva, visando integrar ambas as teorias para um direcionamento estratégico. Os objetivos específicos: descrever os conceitos e resultados de estudos sobre People Analytics, com o ano de 2015 como delimitação; absortiva; integrar ambas teorias em um modelo teórico.
O People Analytics (PA), também chamado Human Resources Analytics (HRA) para Tursunbayeva (2021) é um método emergente e inovador que enseja na otimização estratégica dos recursos humanos em virtude da utilização de preceitos básicos de RH em amálgama com a transformação digital e a ciência de dados. A capacidade de uma organização em adquirir novos conhecimentos e conseguir explorar comercialmente os mesmos, é denominada capacidade absortiva (CA), conforme o artigo seminal de Cohen e Levinthal (1990).
O People Analytics demonstra seguir a linha da busca pela implementação dos meios analíticos e dados para aumentar a assertividade quanto às decisões em relação ao RH e aquelas estratégicas (TURSUNBAYEVA,2021). Já a capacidade absortiva também é comumente relacionada às ações e movimentações estratégicas nas organizações, principalmente no que tange a inovação causada pela apropriação de novos conhecimentos (MÜLLER; BULIGA; VOIGT, 2020). Torna-se compreensível que PA e CA possuem componentes-chave para a estratégia, uma vez que uma visa analisar e entender como as atividades dos RH.
O presente artigo visou responder à pergunta: “há como as organizações absorverem os conhecimentos obtidos através do PA e ao mesmo tempo alimentar os processos de PA com novos conhecimentos?” Para que fosse possível entregar uma resposta para tal problemática, utilizou dos estudos mais recentes de people analytics e os conceitos de capacidade absortiva para propor um modelo teórico-prático integrando ambas teorias. Identificando padrões que possibilitaram a síntese dos conceitos e finalidades de PA e CA em um modelo que deverá direcionar tanto pesquisas quanto práticas empresariais.
COHEN, W. M.; LEVINTHAL, D. A. Absorptive Capacity: A New Perspective on Learning and Innovation. Administrative Science Quarterly. 1990. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/2393553. Acesso em: 24 jun. 2021. TURSUNBAYEVA, A. et al. The ethics of people analytics: risks, opportunities and recommendations. Personnel Review. 2021 Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/PR-12-2019-0680/full/html. Acesso em: 24 jun. 2021. DOI: https://doi.org/10.1108/PR-12-2019-0680.