Resumo

Título do Artigo

ELEMENTOS CONSTITUTIVOS DAS CAPACIDADES GERENCIAIS DINÂMICAS NO PORTO DIGITAL
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Capacidades Gerenciais Dinâmicas
Cluster Tecnológico
Porto Digital

Área

Estratégia em Organizações

Tema

Cluster, Redes de Negócios e Cooperação

Autores

Nome
1 - GIBSON MEIRA OLIVEIRA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA
2 - Anielson Barbosa da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - Departamento de Administração

Reumo

As Capacidades Dinâmicas ajudam a compreender a dinâmica da competitividade empresarial. Nessa perspectiva de dinamicidade e de gestão dos recursos, o papel do gerente torna-se é determinante e a identificação dos elementos constitutivos das Capacidades Gerenciais Dinâmicas (ADNER, HELFAT, 2003; HELFAT; MARTIN, 2015) pode ajudar a perceber que a capacidade do gestor na tomada de decisões sobre os recursos é indissociável da organização e do contexto no qual ela está inserida (HELFAT; MARTIN, 2015; MARTIN; BACHRACH, 2018).
Este artigo procura responder a seguinte questão de pesquisa: quais elementos constituem os atributos das Capacidades Gerenciais Dinâmicas no Núcleo de Gestão do Porto Digital? Cientes das vantagens envolvidas na formação de cluster, bem como no desenvolvimento de competências essenciais por meio das Capacidades Gerenciais Dinâmicas e, para responder à questão de pesquisa, objetiva-se, a partir deste estudo, caracterizar os elementos constitutivos dos atributos das Capacidades Gerenciais Dinâmicas no Núcleo de Gestão do Porto Digital.
As Capacidades Gerenciais Dinâmicas (CGD), segundo Adner e Helfat (2003, p. 1020), envolvem as “capacidades pelas quais os gerentes, constroem, integram e reconfiguram os recursos organizacionais e as competências”. As diferenças existentes nas decisões gerenciais estão relacionadas à heterogeneidade performática das empresas. De acordo com Helfat e Martin (2015) e Adner e Helfat (2003), as CGD são sustentadas por três aspectos de influência, denominados pelos autores de atributos. São eles: Capital Humano Gerencial, Capital Social Gerencial e Cognição Gerencial.
A abordagem utilizada nesta pesquisa foi qualitativa, de natureza exploratória e caracteriza-se como um caso único. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas e análise documental. O estudo foi realizado com 11 gestores do Núcleo de Gestão e Conselheiros do Porto Digital. Os dados foram analisados baseando-se nas etapas de análise de conteúdo descritas por Vala (1986), Bardin (2004) e Colbari (2014).
No que se refere ao Capital Social Gerencial, o ambiente contém elementos que colaboram substancialmente com o fortalecimento e o estreitamento de relações sociais e com a cooperação e a comunicação entre profissionais. Em relação ao Capital Humano Gerencial, é possível perceber que há uma pluralidade profissional no Núcleo de Gestão. No que tange à experiência acumulada e à memória organizacional mantida pelos anos de trabalho dos profissionais que integram o Núcleo de Gestão, percebe-se um alto nível de Capital Cognitivo Gerencial.
Os elementos constitutivos identificados na pesquisa caracterizam a singularidade das competências gerenciais dinâmicas como determinantes para a competitividade e inovação no Porto Digital. Além disso, permitem ao Núcleo de Gestão do Porto Digital atuar de maneira dinâmica, utilizando-se de recursos internos e externos para fazer do cluster e suas empresas competitivos e notáveis no setor de tecnologia, seja por meio das inovações, seja da integração entre empresas ou do melhor aproveitamento dos recursos. Com isto, fica claro que o núcleo gestor possui Capacidades Gerenciais Dinâmicas.
ADNER, R.; HELFAT, C. E. Corporate effects and dynamic managerial capabilities. Strategic Management Journal, v. 24, n. 10, p. 1011–1025, 2003. HELFAT, C. E.; MARTIN, J. A. Dynamic managerial capabilities: review and assessment of managerial impact on strategic change. Journal of Management, v. 41, n. 5, p. 1281-1312, 2015. MARTIN, J. A.; BACHRACH, D. G. A relational perspective of the microfoundations of dynamic managerial capabilities and transactive memory systems. Industrial Marketing Management, v. 74, p. 27-38, 2018.