Resumo

Título do Artigo

EVIDENCIAÇÃO DE FATOS RELEVANTES EM TEMPOS DE COVID-19 NAS COMPANHIAS DE CAPITAL ABERTO LISTADAS NA B3.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Evidenciação contábil
Fatos Relevantes
Covid-19

Área

Finanças

Tema

Contabilidade para usuários externos

Autores

Nome
1 - FRANCISCO REGINALDO FREITAS DO NASCIMENTO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC
2 - CARLOS ADRIANO SANTOS GOMES GORDIANO
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - FEAAC - MESTRADO PROFISSIONAL EM ADMINISTRAÇÃO E CONTROLADORIA
3 - Eduardo Alverne Melo
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
4 - Danival Sousa Cavalcante
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade
5 - MARILENE FEITOSA SOARES
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC) - departamento de contabilidade

Reumo

A pandemia da Covid-19 provocou profundos impactos econômico-financeiros (AMITRANO et al., 2020), ensejando ações por parte de empresas e Governos no seu combate. Com o objetivo de melhor esclarecer aos stakeholders as consequências da Covid-19 nas empresas, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou carta circular (CVM, 2020) orientado as empresas a avaliar pertinência de publicação de Fatos Relevantes (FRs) evidenciando esses efeitos.
O presente estudo tem como objetivo analisar a evidenciação de Fatos Relevantes que tenham relação com os efeitos da pandemia, provocados pela COVID-19, nas operações das empresas de capital aberto listadas na B3 e de modo específico busca-se: i) identificar as empresas que publicaram Fatos Relevantes que possua relação com o contexto da pandemia; ii) destacar as empresas e segmentos econômicos que mais evidenciaram; iii) verificar o período de maior número de evidenciação; iv) categorizar os Fatos Relevantes divulgados e analisar as ações tomadas pelas empresas.
Diversos autores ressaltam a importância da evidenciação de informações aos stakeholders suficientes à sua avaliação da empresa. Um desses documentos é o Fato Relevante (FR), que evidencia, de forma tempestiva, quaisquer eventos relacionados aos negócios que possam influir na cotação dos valores mobiliários de emissão da companhia, na decisão dos investidores de comprar, vender ou manter aqueles valores mobiliários e na decisão dos investidores de exercer quaisquer direitos inerentes à condição de titular de valores mobiliários emitidos pela companhia ou a eles referenciados (CVM, 2002).
A pesquisa caracteriza-se por ser qualitativa/quantitativa, descritiva e o procedimento técnico adotado foi a partir de documentos, realizada no banco de dados da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) com uso dos descritores “Covid-19”, “Coronavírus” e “Pandemia”. A pesquisa revelou um total de 185 documentos, desses 3 foram cancelados e 8 inativos, finalizando 174 fatos que constituíram o material a analisado. Os dados foram catalogados utilizando-se um editor de texto.
Verificou-se que, de 401 empresas, 16,71% publicaram FRs concernentes ao contexto de pandemia. As empresas que mais publicaram FRs foram o grupo CCR e Invepar S.A, com 41 e 35 FRs divulgados, respectivamente. Os setores de exploração de rodovias; comércio de tecidos, vestuário, calçados e eletrodomésticos, siderurgia e mineração foram os com maiores quantidades de empresas que publicaram FRs. A ação de enfrentamento à covid mais evidenciada foi a adoção do trabalho home office, por 68,66% das empresas.
Os resultados da pesquisa mostram que parte das empresas (44%) não evidenciou, em seus FRs, as projeções e estimativas relacionadas ao risco da Covid-19 ao seu negócio, focando apenas nas ações práticas tomadas pelas empresas nesse contexto. Os também mostraram que o período em que houve um maior volume de publicação de Fatos Relevantes foi entre março e maio de 2020, relacionado ao início da Pandemia no Brasil. Após maio/2020, o número de FRs cai significativamente, evidenciado acomodação do mercado ao cenário da pandemia.
AMITRANO, C. et al. Medidas de enfrentamento dos efeitos econômicos da pandemia Covid-19: panorama internacional e análise dos casos dos Estados Unidos, do Reino Unido e da Espanha. Brasília: Rio de Janeiro: IPEA, 2020. BARBOSA, M.B; SILVA, C. A. T; BONFIM, M. P; SOARES, J. M. M. V. Projeções dos Fatos Relevantes das empresas de capital aberto na B3: Impactos da COVID-19. Revista Gestão Organizacional - RGO, Chapecó, ano 2021, v. 14, n. 1, p. 153-171, 29 dez. 2020. Disponível em: http://bell.unochapeco.edu.br/revistas/index.php/rgo/article/view/5747. Acesso em: 11 fev. 2021. COMISSÃO DE VALORE