Resumo

Título do Artigo

CONTRIBUIÇÕES PARA A SUSTENTABILIDADE NOS SISTEMAS INTEGRADOS E INDEPENDENTES DA PISCICULTURA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Dimensões da Sustentabilidade
Sistemas de Cultivo
Criação de Tilápia

Área

Artigos Aplicados

Tema

Gestão Socioambiental

Autores

Nome
1 - Leticia Natânia Pereira Blanco Gerona
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - cascavel
2 - Elizandra da Silva
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO OESTE DO PARANÁ (UNIOESTE) - Cascavel/CCSA

Reumo

O setor da piscicultura vive um processo contínuo de intensificação produtiva e diversificação de espécies, havendo expansão para novas áreas e à introdução de tecnologias eficientes em termos de recursos (FAO, 2017; Kobayashi, 2015).Torna-se necessário a adoção de medidas que possam reduzir os impactos no meio ambiente de modo a se tornarem mais sustentáveis (Cardoso et al., 2016). No Brasil os sistemas de cultivo predominantes na piscicultura são os sistemas integrados e independentes (Associação Brasileira da Piscicultura - Peixe Br, 2020).
E em ambos os sistemas integrados e independentes da piscicultura, deve haver a integração da performance das dimensões da sustentabilidade, levando em consideração o aspecto ambiental, e também abordando a perspectiva social e econômica de maneira que se alcance um equilíbrio da preservação do meio ambiente como um todo (Rocha et al., 2013).
Para compreender as dimensões da sustentabilidade nos sistema integrados e independentes de cultivo da piscicultura, este estudo apresenta pesquisa realizada no município de Nova Aurora, localizada no Oeste do Paraná, considerado um dos maiores produtoras de Tilápia do Brasil, apresentando um desenvolvimento crescente no setor da piscicultura, gerando empregos e permitindo melhora na qualidade de vida na região
Diante deste contexto é apresentada a seguinte questão de pesquisa: Quais as diferenças, na contribuição para a sustentabilidade, existentes entre os sistemas de cultivo integrado e independente da piscicultura, no municipio de Nova Aurora? O estudo objetivou analisar e identificar a contribuição para a sustentabilidade dos sistemas integrados e independentes da piscicultura no município de Nova Aurora-PR, de maneira que abranja aspectos relacionados às dimensões econômicas, ambientais e sociais da cadeia produtiva da piscicultura.
Identificou a proporção de produtores que indicaram práticas sustentáveis em cada item analisado, resultando, assim, em uma classificação em quatro diferentes níveis de contribuição para a sustentabilidade, sendo eles: não sustentável, pouco sustentável, parcialmente sustentável e sustentável. Demonstrou-se teóricamente que existe uma pequena diferença na contribuição para a sustentabilidade entre os sistemas de cultivo integrado e independente.
Contribuiu para a conscientização dos piscicultores do município de Nova Aurora-PR sobre a necessidade de conciliar o crescimento econômico da piscicultura com e a preservação do meio ambiente.