Resumo

Título do Artigo

COMO A INOVAÇÃO SOCIAL GERA IMPACTO SOCIAL? CONTRIBUIÇÕES DE UMA META-SÍNTESE
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Inovação social
Impacto social
Meta-síntese

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Ronalty Oliveira Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Curitiba
2 - Adriana Roseli Wünsch Takahashi
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ (UFPR) - Administração
3 - Adrianne Garcia
ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS DE SÃO PAULO (FGV-EAESP) - São Paulo

Reumo

A inovação social é um fenômeno de rápido crescimento, pois, cada vez mais, as empresas e instituições sem fins lucrativos estão tentando entender como esse fenômeno pode otimizar seus modelos de negócio (Davies, 2014). Nesse sentido, apesar da ampla discussão em torno da inovação social como campo de estudos (Pol & Ville, 2009) percebe-se que ainda há um debate acadêmico inconclusivo em torno de seu conceito (Babu et al., 2020), das circunstâncias em que esse fenômeno surge e opera (Have & Rubalcaba, 2016), assim como dos mecanismos para avaliação de seu impacto (Kassim & Habib, 2020).
Esse estudo endereçou a seguinte situação problemática: Como a inovação social tem gerado impacto social? Para responder a esse questionamento, essa pesquisa adotou como estratégia metodológica a meta-síntese (Hoon, 2013). Esse método foi adotado em razão de sua expressividade para análise qualitativa de estudos de caso e pela intenção de construir, refinar e ampliar teorias existentes. Dessa maneira, o objetivo desse estudo é analisar como ações e práticas de inovação social, retratadas em estudos de caso, geram impacto social.
A inovação social, embora seja discutida sob diversas perspectivas, tais como bens públicos, orientação de serviços, mudança institucional e mudança social, mantém em seu cerne conceitual a melhoria da qualidade de vida das pessoas (Harrisson et al., 2012; Mckelvey, & Zaring, 2018). O impacto social, por sua vez, se refere a aceitação e disseminação dos resultados promovidos pela inovação social (Maniam, Engel, & Subramaniam, 2018) com base no resultado/impacto nas pessoas e no meio ambiente e não apenas na quantidade de lucro monetário obtido (Geumpana et al., 2018).
Uma análise generalizada dos estudos de caso selecionados, demostra que os principais impactos da inovação social estão distribuídos em ações de sustentabilidade, fortalecimento do ambiente social e de negócios, inclusão e empoderamento social, que se consolidam como impactos robustos e duradouros a partir da interação entre inovação social, práticas de gestão, impulsionadores e forte interação da rede de atores.
Percebeu-se que a geração de impacto a partir da inovação social está condicionada a atuação de alguns atores-chave (governo e empreendedores) e a existência de fatores impulsionares como gestão, aprendizagem e colaboração. Ou seja, apenas ações de inovação social não são capazes de gerar impactos mais amplos, mas sim benefícios temporários, razão pela qual é salutar a necessidade de reforçar condições contextuais que realmente direcionem impactos sociais na forma de inclusão e empoderamento social, sustentabilidade e fortalecimento do ambiente social e de negócios.
Cajaiba-Santana, G. (2014). Social innovation: Moving the field forward. A conceptual framework. Technological Forecasting and Social Change, 82(1), 42–51. https://doi.org/10.1016/j.techfore.2013.05.008 Geumpana, T. A., Ashraf, M., Hasan, R., Morshed, M. M., Hossain, M. U., & Bunde-Birouste, A. (2018). Social business for responding to natural disasters: a post-tsunami case study in Indonesian region. The International Technology Management Review, 7(1), 71-80. https://doi.org/10.2991/itmr.7.1.7