Resumo

Título do Artigo

USO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE BIG DATA E DATA ANALYTICS: uma análise sob a ótica dos discentes de ciências contábeis
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Big Data
Metodologias Ativas
Contabilidade

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Ambientes de ensino-aprendizagem

Autores

Nome
1 - Elvis Araujo Albertin
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Campus Sede
2 - Claudio Marques
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ (UEM) - Departamento de Ciências Contábeis
3 - Daniel Ramos Nogueira
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA (UEL) - Departamento de Ciências Contábeis
4 - Vitor Hideo Nasu
Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA - FEA

Reumo

Diante de uma nova realidade informacional, a cada segundo são gerados grandes volumes de dados (Big Data - BD). Estes dados são utilizados pelas empresas visando tomarem melhores decisões nos negócios. Considerando a relevância deste assunto, diversos órgãos profissionais e de educação propõem a inclusão do ensino de BD na área de negócios. Como métodos de ensino, pode-se utilizar técnicas de metodologias ativas, sendo que estas proporcionam que o estudante assuma um papel ativo em sua aprendizagem.
Ao considerar a combinação entre o contexto da relevância de habilidades para lidar com quantidade massiva de dados e a necessidade de práticas educacionais ativas, a pesquisa será orientada pela seguinte questão: Quais as contribuições que as metodologias ativas de ensino podem fornecer para a aprendizagem dos estudantes do curso de Ciências Contábeis na aplicação de Big Data e Data Analytics? O objetivo geral desse estudo é identificar, sob a ótica dos discentes de Ciências Contábeis, a contribuição das Metodologias Ativas de ensino na aplicação do Big Data e Data Analytics.
As metodologias ativas utilizam a problematização e colocam o estudante em uma posição ativa de aprendizagem, tornando-se o protagonista do processo educativo. Dentre as metodologias ativas, duas delas são o método do caso e o estudo dirigido, sendo que estas proporcionam uma aplicação prática do conteúdo e também uma modalidade de estudo autônomo. Estas metodologias contribuem para o ensino de big data, sendo este um conteúdo de extrema relevância para o contexto atual da área contábil.
A pesquisa foi realizada com estudantes de Ciências Contábeis que participaram de um curso sobre Big Data (BD) e Data Analytics (DA) oferecido via Moodle. Este curso foi oferecido de forma avulsa, sendo atividade complementar (AAC). Para coleta de dados utilizou-se um questionário pré e outro após a conclusão do curso. No decorrer do curso os estudantes tinham conteúdos de BD e DA e realizavam um caso sobre este conteúdo. Dos estudantes da graduação, 144 se inscreveram no curso, sendo que 137 responderam o questionário pré curso e, destes, 84 responderam o questionário de encerramento.
Por meio de testes estatísticos, as percepções dos discentes sobre o seu conhecimento aumentaram significativamente após o curso, o que contribuiu para a aprendizagem dos alunos e corroborou os achados da literatura, evidenciando que os alunos reportaram possuir conhecimento mais elevado sobre BD e DA. Sobre as metodologias ativas, após os testes estatísticos, observou-se que as associações foram significativas ao nível de 5%, o que demonstra que as metodologias ativas (Método do Caso e Estudo Dirigido) contribuíram para desenvolver diversas habilidades dos discentes.
As metodologias ativas apresentam uma relação direta no processo de transformação da prática pedagógica, conduzindo os alunos a compreenderem os objetivos educacionais e as exigências do campo profissional sob outras perspectivas além dos aspectos teóricos. Utilizar novas metodologias e recursos no processo de ensino-aprendizagem aproxima os alunos dos desafios que vão ser encontrados em sua trajetória profissional, como o uso de BD e DA. Ainda que os estudantes necessitem de maior aprimoramento no manuseio destes recursos, houve disseminação de novos conhecimentos durante o curso.
Hoelscher, J., & Mortimer, A. (2018). Using Tableau to visualize data and drive decision-making. Journal of Acc. Educ, 44. Jakka, S. R., Mantha, S. R. (2012). Case study method of teaching in management education. Journal of business management & social sciences research, 1(3). Miranda, A. B. de. (2017). O estudo é dirigido, mas o aluno é o piloto! In Leal, E. A., Miranda, G. J., & Casa Nova, S. P. de. Revolucionando a sala de aula: como envolver o estudante aplicando as técnicas de metodologias ativas de aprendizagem. São Paulo: Gen Atlas.