Resumo

Título do Artigo

ATRIBUTOS DETERMINANTES NA DECISÃO DE COMPRA DE SMARTPHONES: ANÁLISE DE CONSUMIDORES DAS GERAÇÕES X, Y E Z
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Palavras Chave

Comportamento do Consumidor
Processo de decisão de compra
Geração X, Y e Z

Área

Marketing

Tema

Comportamento do Consumidor

Autores

Nome
1 - Lenoir Hoeckesfeld
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MATO GROSSO (IFMT) - Alta Floresta
2 - Fernando Cesar Lenzi
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA
3 - Ricardo Boeing
University of Wisconsin - Stevens Point - School of Business and Economics
4 - Gustavo Behling
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - PPGA - Programa de Pós-graduação em Administração
5 - Carlos Ricardo Rossetto
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ (UNIVALI) - Programa de Pós-Graduação em Administração - PPGA

Reumo

Um dos motivos para o crescente desenvolvimento de smartphones é a integração destes dispositivos eletrônicos de alto envolvimento e internet sem fio, que resultou em um rico fluxo de informações e mudou a forma como as pessoas se comunicam, bem como seus estilos de vida. Os smartphones são considerados produtos de alto envolvimento e Lee e Chen (2016) apontam que a compreensão do comportamento de compra tem relação com o modelo mental do indivíduo. A tecnologia e a alta conectividade de dispositivos móveis, permitem que os usuários desfrutem de inúmeros benefícios relacionadas à tecnologia.
Há possíveis variações na maneira e na intensidade como cada grupo geracional utiliza a tecnologia (Magsamen-Conrad, Upadhyaya, Joa, & Dowd, 2015); atributos diferentes podem estar afetando o uso e o envolvimento dos consumidores com a tecnologia (Calvo-Porral & Pesqueira-Sanchez, 2019). Diante disso, qual a diferença na priorização dos atributos determinantes de compra no processo de decisão das gerações X, Y e Z? Com isso, o objetivo é analisar comparativamente a priorização dos atributos nas decisões de compras de smartphones de indivíduos pertencentes às gerações X, Y e Z.
Quando tomam decisões de compra, os consumidores frequentemente fazem comparações com alternativas que são similares ao produto a ser adquirido (Friedman et al., 2018). Hair Jr, Harrison, e Risher (2018) apontaram que os consumidores de gêneros diferentes, geralmente, exibem diferentes padrões de pesquisa e de compras. Sobre o processo de pensamento que leva os usuários a determinarem sua decisão de compra, Johnson-Laird (1983) menciona que o modelo mental humano está relacionado a afinidades com o mundo exterior. A tendência é que os consumidores possuem modelos mentais distintos na compra.
Quantitativa e descritiva, com coleta de dados por meio de survey com 1.182 respondentes. A análise estatística foi realizada por meio do software IBM SPSS v. 23®, e AMOS. O instrumento era composto por 32 questões, e as afirmações deveriam ser respondidas em escalas do tipo Likert de 5 pontos. Foi utilizada a técnica de Análise Fatorial Confirmatória (CFA), que visa testar a confiabilidade e validade dos construtos e a Modelagem de Equações Estruturais (SEM). A confiabilidade de cada construto foi calculada separadamente por meio do método de Cronbach Índice alfa (α) (Streiner, 2003).
A principal motivação dos consumidores da geração Z para a utilização dos smartphones é baseada no entretenimento, a geração Z é orientada ao hedonismo. A geração X exibe uma forte motivação na busca de informações no uso e no envolvimento com a tecnologia. Os indivíduos da geração Y e da geração X têm motivações distintas para usar e se envolver com a tecnologia (Calvo-Porral & Pesqueira-Sanchez, 2019), sabendo que o envolvimento do consumidor com produtos traz grandes benefícios econômicos e sociais (Obilo, Chefor, & Saleh, 2021).
Os atributos determinantes utilizados pelos consumidores na decisão de compra de smartphones evidenciam a complexidade deste processo, bem como, a diversidade de fatores influenciadores na aquisição de produtos de alto envolvimento. Os consumidores das gerações X, Y e Z são diferentes entre si, e por isso, o foco das marcas desenvolvedoras de produtos tecnológicos de alto envolvimento devem considerar isso para desenvolver estratégias mercadológicas que obtenham êxito. Os smartphones fazem parte da vida dos consumidores de todas as gerações, sendo utilizados para diversos fins.
Kim, J., Lee, H., & Lee, J. (2020). Smartphone preferences and brand loyalty: A discrete choice model reflecting the reference point and peer effect. Journal of Retailing and Consumer Services, 52(1), 1–9. Lee, Y.-L., & Chen, L.-C. (2016). Using IQA to Extract Mental Models Concerning Quality Evaluation Factors for Social Networking Services on Smartphones. Social Networking, 5, 16–26. Sujata, J., Yatin, J., Abhijit, C., Noopur, S., & Ruchi, D. (2016). Factors Affecting Smartphone Purchase among Indian Youth: A Descriptive Analysis. Indian Journal of Science and Technology, 9(15), 1–10.