Resumo

Título do Artigo

FATORES QUE AFETAM A ADOÇÃO DE TECNOLOGIAS APLICADAS AO SETOR DA MODA
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Palavras Chave

Moda
UTAUT
TIC

Área

Marketing

Tema

Varejo, Omni-Channel, Serviços, Franquia e B2B

Autores

Nome
1 - Eduardo Henrique de Borba
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA (UDESC) - ESAG

Reumo

As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) se associaram aos setores do varejo, e juntos desenvolveram novas práticas de comércio. O setor da moda se destaca devido aos altos índices de faturamento e quantidade de pedidos (E-BIT, 2020). Nesse contexto, a Teoria Unificada de Aceitação e Utilização (UTAUT) surge como uma ferramenta robusta e adequada para analisar a percepção dos usuários e avaliar os fatores precedentes à adoção destas tecnologias. Contudo, é consenso que a teoria não é totalmente abrangente, e dimensões exógenas se fazem necessárias.
Diante do exposto a pergunta que surge é: quais os fatores que impactam a adoção de tecnologias aplicadas ao setor da moda, para além das dimensões que compõe o modelo UTAUT? Desta forma, tem-se como objetivo apresentar resultados de uma revisão sistemática sobre os fatores que impactam a adoção de tecnologias da informação e comunicação (TICs) voltadas ao setor da moda. Buscando evidenciar dimensões que não fazem parte do modelo UTAUT, mas que são inseridos na modelagem.
O relatório Webshoppers enfatiza que a moda é o segundo setor mais influente do comércio eletrônico brasileiro, perdendo apenas para o setor de departamentos (E-BIT, 2020). Devido a existência de diversos modelos para analisar a aceitação de tecnologia da informação, da dificuldade em escolher o modelo mais adequado para aplicação nas pesquisas e da falta de validação empírica, Venkatesh et al. (2003) elaboraram a UTAUT. E anos depois, com o intuito de preencher a lacuna que limitava a utilização de UTAUT na pesquisa sobre comportamento do consumidor, surge a UTAUT2 de Venkatesh et al. (2012).
De encontro a Venkatesh et al. (2003), a implementação do modelo UTAUT em diferentes contextos tecnológicos requer adaptações. Sendo assim, o estudo destacou a necessidade do acréscimo de dimensões exógenas nos artigos resultantes da busca sistemática. Catorze dimensões foram evidenciadas, em quatro diferentes contextos de TICs. As variáveis exógenas ressaltaram que a compreensão sobre intenção e comportamento de uso tecnologias voltadas as setor da moda é amplo, e focado na qualidade e usabilidade do sistema de informação.
Foi evidenciada uma lacuna teórica pautada na necessidade de inserção de dimensões exógenas à teoria UTAUT, na busca por adequação do modelo. As catorze dimensões exógenas ressaltaram que que apercepção do usuário de TICs de moda abrange fatores utilitários e pessoais. De modo que não está apenas preocupado em facilidade de uso da tecnologia, mas também em fatores como emoção, ansiedade e segurança.
E-BIT (2020). Relatórios Webshoppers 40° edição. Recuperado em 10 de janeiro de 2021, de http://www.ebit.com.br/webshoppers VENKATESH, V.; MORRIS, M.; DAVIS, G.; DAVIS, F. User acceptance of information technology: toward a unified view. MIS Quartely. v. 27, n.3, p.425–478, 2003. VENKATESH, V.; THONG, J. Y.; XU, X. Consumer acceptance and use of information technology: extending the unified theory of acceptance and use of technology. MIS Quarterly, v. 36, n.1, pp. 157-178, 2012.