Resumo

Título do Artigo

FitDance e seu processo de internacionalização
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Internacionalização de empresas
Barreiras
Serviços

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - LUCIANA ALVES RODAS VERA
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA) - ESCOLA DE ADMINISTRAÇÃO / UFBA
2 - Maria Elisa Huber Pessina
UNIVERSIDADE SALVADOR (UNIFACS) - PPGA

Reumo

O caso de ensino apresenta o processo de internacionalização da FitDance, uma média empresa do setor de serviços, do mercado de entretenimento digital, originada na Bahia e que se tornou uma das maiores plataformas de dança do mundo. A questão central a ser discutida é como a empresa realizou seu processo de internacionalização e quais as principais barreiras internas e externas enfrentadas. Além disso, o caso permite debater diversas especificidades dos desafios enfrentados por empresas nascidas digitalmente em um ambiente altamente globalizado.
Discutir como a empresa realizou seu processo de internacionalização e quais as principais barreiras internas e externas enfrentadas; debater as especificidades dos desafios enfrentados por empresas nascidas digitalmente em um ambiente altamente globalizado.
Entrevista em profundidade com a diretora de internacionalização da empresa e o seu diretor financeiro.
Empreendedorismo, Marketing, Internacionalização de empresas, tanto em cursos de graduação e pós-graduação.
Textos sobre o modelo de internacionalização de Uppsala; sobre o modelo teórico de Leonidou (2004) de barreiras à internacionalização de empresas; e sobre Born Globals.: JOHANSON, J.; VAHLNE, J.-E. The Internationalization Process of the Firm: A model for knowledge development and increasing market commitments. Journal of International Business Studies. Washington (DC): v. 8, p. 23-32, Spring/ Summer 1977. LEONIDOU, L.C. Empirical research on export barriers: review, assessment, and synthesis. Journal of International Marketing, v. 3, n. 1, 29-43, 1995.