Resumo

Título do Artigo

A TESE CHEGOU, E AGORA?
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Pesquisa em Administração
Decisões Epistemológicas
Formação do Pesquisador em Administração

Área

Casos de Ensino

Tema

Casos de Ensino

Autores

Nome
1 - Antonio Messias Valdevino
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - PPGA

Reumo

O caso é uma estória onde o narrador é um pesquisador formado em um Programa de Pós-Graduação em Administração de uma Universidade Federal do Nordeste do Brasil. Os elementos colocados no texto são baseados em fatos reais e se referem a situações vividas por sujeitos que vivenciaram o processo de formação em pesquisa, retratando aspectos que tiveram início na graduação. O caso traz discussões sobre o processo de formação, das relações do aluno com o programa, com o orientador e com as demais questões sociais que culminam na finalização do trabalho final para obtenção do título de doutor.
O objetivo educacional do caso é discutir o processo de formação em pesquisa em administração, com destaque para a formação do doutorado, momento em que o aluno tem um contato maior com as discussões acerca das teorias e de pensar nas possíveis contribuições teóricas que eles possam de fato efetivar à Administração.
A história narrada parte de fatos reais obtidos por meio de entrevistas abertas e roteiro não estruturado, cujo eixo principal foi o processo de formação enquanto pesquisador. Por ter alguns detalhes que poderiam identificar os sujeitos entrevistados, adotou-se a estratégia de contá-la em primeira pessoa. O caso traz reflexões geradas a partir de três entrevistas, feitas com doutores(as) formados(as) em dois programas distintos, ambos vinculados a Universidades Federais da Região Nordeste do Brasil.
1. A aplicação deste caso deve ser feita em disciplinas do curso de doutorado de programas de pós-graduação em administração. 2. As disciplinas podem estar relacionadas a temáticas de epistemologias da pesquisa em administração e/ou dentro das discussões de seminários de tese.
Aplicadas, I. R. C. C. S.(2008). Entrevista - PPGA 30 anos: contribuições e perspectivas. Interface - Revista do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 5(1), 189-192. Araújo, I. L. (2012). Curso de teoria do conhecimento e epistemologia. Barueri: Minha editora. Costa, F. J. da, Lemos, A. Q., & Lôbo, R. J. S. (2009). Percepções éticas de estudantes de administração. Administração: Ensino E Pesquisa, 10(4), 35-53. Recuperado de https://raep.emnuvens.com.br/raep/article/view/179 Hicks, S. R. (2011). Explicando o Pós-modernismo: Ceticismo e socialismo - de Rousseau a Foucault. Callis Editora Ltd