Resumo

Título do Artigo

PANORAMA DA PESQUISA QUALITATIVA NO CAMPO DA GESTÃO DE PESSOAS E RELAÇÕES DE TRABALHO: um estudo bibliométrico em periódicos nacionais de Administração (2010-2020).
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Gestão de Pessoas
Relações de Trabalho
Pesquisa em Administração

Área

Gestão de Pessoas

Tema

Temas Emergentes e Modismos em Gestão de Pessoas

Autores

Nome
1 - Diego Fillipe de Souza
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO
2 - Érika Sabrina Felix Azevedo
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - propad
3 - Gabrielle Maria de Oliveira Chagas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Programa de Pós Graduação em Administração - PROPAD
4 - IONE CARLA TORRES DA SILVA RAMALHO
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas-CCSA
5 - MAYARA ANDRESA PIRES DA SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - PROPAD

Reumo

A área de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho constitui tanto uma área de ensino e pesquisa, quanto um campo prático da Administração, e apresenta importante desenvolvimento nas últimas décadas. Trata-se de área dinâmica e que precisa ser vista sob vários aspectos, a partir de diferentes autores, lentes teóricas e orientações paradigmáticas e epistemológicas. Além de avançar no debate interdisciplinar, percebe-se nos campos da Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, também a necessária discussão sobre questões metodológicas, sobretudo no que tange métodos de pesquisa qualitativa.
Esse trabalho buscou analisar e refletir sobre a produção científica brasileira da área de Administração e que utiliza abordagens qualitativas de investigação, nos campos de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho. Para tanto, analisou-se através da bibliometria a produção científica na área a partir dos artigos publicados no último decênio (entre 2010 e 2020) nas Revistas brasileiras da área de Administração, em estrato A2 do Qualis vigente.
O uso de métodos qualitativos nas pesquisas em Administração vem crescendo ao longo dos anos, conforme demonstram estudos voltados à identificação e compreensão da produção acadêmica na área (PAIVA JR.; LEÃO; MELLO, 2011; ARAÚJO, 2013). Nos campos temáticos de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, são inúmeras as questões que se tem debatido sobre o valor e a importância da utilização da abordagem qualitativa nas pesquisas realizadas.
A partir das análises desses critérios no corpus pesquisado, foi possível perceber que apesar de algumas imprecisões nas pesquisas de gestão de pessoas e relações de trabalho, que empregam a metodologia qualitativa publicadas no Brasil, os campos temáticos vêm se desenvolvendo, sendo necessária ainda ampliar os debates sobre as estratégias metodológicas adequadas ao objeto de pesquisa, assim como ampliar as temáticas, trazendo contextos multidisciplinares relevantes, que já estão sendo amplamente pesquisados na área de administração, em pesquisas internacionais.
Por fim, conclui-se que: (1) é preciso que as pesquisas deixem claro pressupostos axiológicos, ontológicos e epistemológicos, assim como suas posturas paradigmáticas; (2) é necessário um detalhamento do percurso metodológico escolhido, para possíveis replicações; (3) ampliar as possibilidade de coleta e análise de dados de forma coerente aos objetos de pesquisa, e, fazer uso de uma abordagem multimétodos, para eliminar ou minimizar as fragilidades da realidade investigada, quanto a critérios de validade e confiabilidade; e, (4) inclusão de temas multidisciplinares.
GODOI, C. K.; BANDEIRA-DE-MELLO, R.; SILVA, A. B. (Org.). Pesquisa qualitativa em estudos organizacionais: paradigmas, estratégias e métodos. São Paulo: Saraiva, 2006. COMPAGNUCCI, L.; SPIGARELLI, F. The Third Mission of the university: A systematic literature review on potentials and constraints. Technological Forecasting and Social Change, v. 161, p. 1-30, 2020. WOOD JR., T.; TONELLI, M. J.; COOKE, B. Colonização e neocolonização da gestão de Recursos Humanos no Brasil (1950-2010). Revista de Administração de Empresas, v. 51, n. 3, p. 232-243, 2011.