Resumo

Título do Artigo

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL COMO ESTRATÉGIA DE MARKETING REFERENTE AO PERÍODO DE 2016 À 2020
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Palavras Chave

Desenvolvimento Sustentável
Estratégia de Marketing
Revisão Sistemática

Área

Marketing

Tema

Marketing e Sociedade

Autores

Nome
1 - Francielly Santos Teixeira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Trindade
2 - MARCO ANTONIO DE MORAES OCKE
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA (UFSC) - Centro Socioeconômico - Ciências da Administração - CSE/CAD/UFSC

Reumo

A sustentabilidade corporativa não é um modismo, mas sim uma maneira de permitir a continuidade dos negócios em um mundo em que o consumo e o capitalismo têm extrapolado o nível de equilíbrio da sociedade. Estudos afirmam que é a partir de práticas e de estratégias organizacionais que se obtém uma vantagem competitiva e é muito importante para uma organização acompanhar os reais impactos de suas atividades no meio ambiente. Fatores como imagem, reputação organizacional, nível de competitividade será cenário para o presente estudo.
Como problemas de pesquisa, o foco foi na questão da sustentabilidade e foi proposto com a finalidade de analisar os principais fatos e assuntos relatados a partir dos artigos encontrados através de uma revisão sistemática da literatura sobre a relação entre os temas desenvolvimento sustentável e estratégias de marketing no Brasil.
O tema desenvolvimento sustentável tem desafiado as organizações como um todo, direcionando-as a implementar, em suas estratégias, questões e atributos que ultrapassam o foco estritamente econômico e conduzindo-as a passarem por um processo de transformação. O termo sustentabilidade, resultante das práticas aliadas aos objetivos do desenvolvimento sustentável, vem destacando-se como um tema central na atualidade e tudo indica que a realidade dos novos administradores e gestores deve estar baseada nesses novos conceitos e virtudes. É uma mudança de paradigma do meio organizacional.
Fica claro a importância do comportamento consciente e coletivo de todos os envolvidos e de como o marketing societal pode ser um instrumento capaz de permitir o redesenho dos processos com o intuito de limitar o comportamento inconsciente de consumo e principalmente contribuir para frear a degradação ambiental. Nessa orientação de marketing, a questão ambiental deixa de ser um problema para se tornar parte de uma solução.
Dentre os principais resultados obtidos nesta revisão sistemática da literatura, pode-se destacar que o campo de pesquisa em estratégias de marketing encontra-se com maturidade moderada. Os artigos se concentram nas áreas de marketing verde, imagem e reputação organizacional, comunicação empresarial, sustentabilidade organizacional, comportamento do consumidor e apresenta como os temas mais estudados atualmente os relacionados ao comportamento do consumidor, produtos verdes, questões ambientais e imagem organizacional.
ALENCASTRO, M. S. C. Empresas, ambiente e sociedade: introdução a gestão. Curitiba: InterSaberes, 2012. ALMEIDA, F. O bom negócio da sustentabilidade. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2002. AMATO NETO, J. A era do ecobusiness: criando negócios sustentáveis. Barueri, SP: Manole, 2015. ANDRÉS, A. Measuring Academic Research: how to undertake a bibliometric study. Cambridge: Chandos Publishing, 2009. BARBIERI, José Carlos. Gestão ambiental empresarial: conceitos, modelos e instrumentos. São Paulo: Saraiva, 2007. Entre outros.