Resumo

Título do Artigo

A CAPACIDADE ABSORTIVA E A DIFUSÃO DA INOVAÇÃO EM NEBTS E STARTUPS: Um estudo no Distrito Federal brasileiro
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Palavras Chave

Capacidade absortiva
Startups
Novas empresas de base tecnológica

Área

Empreendedorismo

Tema

Empreendedorismo Inovador: Startups, Empresas de Base Tecnológica, Incubadoras e Parques Tecnológicos, Capital de Risco

Autores

Nome
1 - BRUNO ALENCAR PEREIRA
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGADM
2 - JOSIVANIA SILVA FARIAS
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB) - PPGA

Reumo

A Capacidade Absortiva (ACAP) corresponde às habilidades e conhecimentos anteriores de um empreendimento que possibilitam o reconhecimento do valor de uma nova informação, ideia, para assimilação e aplicação mercadológica como fator crítico para suas capacidades de inovação (Cohen & Levinthal, 1990). A relação entre a ACAP e a difusão de inovação baseia-se em como o conhecimento absorvido é convertido em inovação (Rogers, 1983). O estudo analisa a ACAP, explorando fatores relevantes ao desenvolvimento e à difusão da inovação em Novas empresas de base tecnológica (NEBTs) e startups.
Poucos estudos investigam a relação entre a ACAP e a difusão da inovação, principalmente fatores relacionados ou contextos específicos, como por exemplo, envolvendo novos empreendimentos como as Novas Empresas de Base Tecnológica (NEBTs) ou startups (Grandinetti, 2016; Flechas Chaparro et al. 2021). Neste contexto, a pesquisa analisou e discutiu a relação e contribuição da ACAP para a difusão da inovação em NEBTs e startups estabelecidas no Distrito Federal.
Cohen e Levinthal (1990) cunharam o termo Absorptive Capacity (ACAP) relacionando-o à capacidade de uma empresa de reconhecer o valor de novas informações externas, assimilá-las, e aplicá-las para fins comerciais. A ACAP tornou-se, portanto, um construto crucial para a criação de inovações e elemento fundamental para estratégias organizacionais (Flechas Chaparro et al. 2021). Os avanços sobre a ACAP, a existência de novas tipologias de empreendimentos e os ecossistemas regionais de inovação, tornam-se relevantes contextos investigados neste estudo sobre a ACAP e a difusão da inovação.
Trata-se de um estudo de múltiplos casos, descritivo-qualitativo. A coleta de dados foi realizada em 20 empreendimentos inovadores, 12 (doze) startups e 8 (oito) NEBTs (Novas Empresas de Base Tecnológica). As entrevistas com os fundadores destes empreendimentos foram realizadas com apoio de um roteiro de entrevista e os fatores identificados na literatura fundamentarem suas perguntas. As entrevistas ocorreram pela plataforma online Zoom, contendo informações para a condução da entrevista, que ocorreram entre agosto e novembro do ano 2020, com duração média de 60 minutos.
Os resultados foram analisados com o uso de duas estratégias: Análise do perfil dos empreendimentos investigados e a Análise textual e de conteúdo. A análise textual que precedeu à análise de conteúdo foi conduzida com o software IRAMUTEQ versão 0.7, para realizar o tratamento, organização, análise e interpretação dos dados (Camargo & Justo, 2013). Foi adotada uma perspectiva comparativa entre NEBTs e startups em busca de similaridades e distinções acerca de 14 categorias temáticas de análise conforme apresentadas na fundamentação teórica.
Comparando-se a teoria com as evidências empíricas, observou-se que fatores de desenvolvimento da capacidade absortiva relacionados à capacidade absortiva potencial (PACAP) atuam como antecedentes da difusão da inovação. Já os fatores relacionados à capacidade absortiva realizada (RACAP) influenciam diretamente a difusão da inovação, com destaque para a capacidade para gerar resultados de inovação por meio de canais de introdução mercadológica e por meio de novas tecnologias e investimentos financeiros. Também foram elencadas pelas empresas algumas barreiras de introdução mercadológica.
Flechas, X. A., Kozesinski, R., & Salles C J, A. (2021). Absorptive capacity in startups: A Systematic literat review. Journal of Entrepreneur, Manag and Innov, 17(1). Wang, Z., Wang, Q., Zhao, X., Lyles, M. A., & Zhu, G. (2016). Interactive effects of external knowledge sources and internal resources on the innov. capability of Chinese manufacturers. Ind. Manag. & Data Systems, 116(8). Zheng, Y., Liu, J., & George, G. (2010). The dynamic impact of innov. capability and inter-firm network on firm valuation: A longitudinal study of biotechnology start-ups. Journal of Business Venturing, 25(6).