Resumo

Título do Artigo

TEORIZAÇÃO DA INOVAÇÃO NO SETOR PÚBLICO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DOS DESDOBRAMENTOS ENTRE 2015 E 2020
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Palavras Chave

Inovação
Setor público
Motivadores e limitadores

Área

Gestão da Inovação

Tema

Redes, Ecossistemas e Ambientes de Inovação

Autores

Nome
1 - Stephanie Almeida de Jesus Dias
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE
2 - Thiago Maia Sayão de Moraes
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Campus Goiânia
3 - Marcos de Moraes Sousa
INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO (IF Goiano) - Ceres
4 - JESSICA TRAGUETTO SILVA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - FACE
5 - Neal Dorelis
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG) - Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia (FACE)

Reumo

Debates a respeito de inovação remetem ao século passado (LIMA; VARGAS, 2012)⁠, mas ainda há muitas questões a serem respondidas e necessidade de novas pesquisas e discussões (STEWART-WEEKS; KASTELLE, 2015)⁠. Uma delas é identificar um conceito de inovação que melhor se adapte às necessidades do Setor Público, considerando que falta consenso conceitual nesse âmbito (DE VRIES; BEKKERS; TUMMERS, 2016)⁠. Para tanto, faz-se necessário apanhar e analisar a produção desse campo de estudo no sentido de concatenar inovação e setor público, bem como mapear o que motivam e restringe seu incremento.
A importância de identificar os fatores que impulsionam e restringem as inovações é ressaltada tendo em vista a necessidade de direcionamento das iniciativas inovadoras. Assim, o objetivo dessa bibliometria é retomar influências teóricas e mapear publicações contemporâneas para identificar autores que têm contribuído com construtos relacionados à inovação aplicáveis ao setor público e fatores capazes de favorecer ou desfavorecer a inovação nesse mesmo âmbito.
A inovação como fenômeno tornou-se objeto de destaque em estudos a partir das contribuições seminais de Schumpeter (LIMA; VARGAS, 2012)⁠. Já no setor público um marco para o tema a inovação é o trabalho de Wilson (1989)⁠ que à época analisou este ramo de modo semelhante ao setor privado ⁠. Contudo Isidro (2018)⁠, a partir de ampla análise acerca dos modelos de inovação em todo o mundo, destaca a necessidade de contextualizar as particularidades deste setor - essencialmente diferente do privado - para um melhor desempenho da função estatal.
A análise dos artigos evidenciou uma base conceitual comum, através do compartilhamento de referências e autores citados remetendo aos conceitos definidos por Schumpeter e Nelson e Winter. A partir do estudo de 21 artigos, foram identificados fatores sobre a inovação no setor público: (a) que a limitam: cultura organizacional, objetivos abstratos ou mesmo conflitantes, falta de recursos humanos adequados, entre outros; (b) que a motivam: inovação colaborativa, tecnologia, novas formas de gestão, liderança, comportamento ético e transparência, entre outros; (c) neutros: autonomia.
O estudo identificou autores e respectivas contribuições que tornam as teorias relacionadas à inovação ainda mais completas ao considerar as especificidades do âmbito da administração pública. Para auxiliar as organizações nessa tarefa, alguns destes elementos promotores da inovação foram identificados nesse trabalho, destacando que as instituições devem atuar para contornar fatores que inibem práticas, desenvolvimentos e comportamentos inovadores, tais como: culturas fortes, objetivos abstratos ou mesmo conflitantes, falta de recursos humanos adequados, entre outros.
DE VRIES, H., BEKKERS, V., & TUMMERS, L. (2016). INNOVATION IN THE PUBLIC SECTOR: A SYSTEMATIC REVIEW AND FUTURE RESEARCH AGENDA. Public Administration. Isidro, A. (2018). Gestão pública inovadora. Editora CRV. Lima, D. H., & Vargas, E. R. de. (2012). Estudos internacionais sobre inovação no setor público: Como a teoria da inovação em serviços pode contribuir? Revista de Administracao Publica. Stewart-Weeks, M., & Kastelle, T. (2015). Innovation in the Public Sector. Australian Journal of Public Administration. Wilson, J. Q. (1989). Bureaucracy: What Government Agencies Do and Why They Do It.