Resumo

Título do Artigo

A relação da situação financeira e do gerenciamento de resultados com a gestão dos covenants financeiros.
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Capital de Giro
Gerenciamento de Resultados
Covenants Financeiros

Área

Finanças

Tema

Gestão Financeira

Autores

Nome
1 - Willams da Conceição de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - JOÃO PESSO
2 - Josedilton
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB) - DFC

Reumo

O acompanhamento do capital de giro das firmas é considerado uma das maiores preocupações dos gestores brasileiros (Ambrozini, Matias & Pimenta Júnior, 2015) e diante da importância da gestão do capital de giro, o Michel Fleuriet desenvolveu o Modelo Dinâmico para identificar a situação financeira das firmas, abordando a análise e administração da performance econômico-financeira com foco na sustentabilidade financeira, destacando aspectos financeiros de liquidez, análise dos fluxos de caixa e o nível de insolvência das companhias (Fleuriet, Kehday & Blanc, 2003; Melo & Coutinho, 2007).
A pesquisa objetiva avaliar se a situação financeira das companhias e o nível de gerenciamento de resultados influencia na gestão das cláusulas financeiras restritivas ex-post a confecção dos contratos.
Achleitner, Braun, Hinterramskogler e Tappeiner (2012) evidenciaram que quanto maior o risco financeiro maior será o nível de restrição dos covenants e segundo Demiroglu e James (2010), as empresas consideradas mais arriscadas apresentam cláusulas financeiras mais rígidas. As companhias gerenciam resultados para evitarem violar os limites estabelecidos nos covenants financeiros e que as companhias com dificuldade financeira apresentam maiores níveis de accruals discricionários (DeFond & Jiambalvo, 1994; Ghosh & Moon, 2010; Malikov et al., 2019; Jacoby, Li & Liu, 2019; Oliveira et al., 2020).
Amostra da pesquisa foi composta pelas companhias brasileiras de capital aberto não financeiras listadas na [B]³ abrangendo o período de 2010 a 2018 compreendendo 1.304 observações, em que os dados foram recuperados na base Economatica e das notas explicativas. Para análise dos resultados, foi utilizado o teste de correlação de Pearson¸ regressões logísticas, análise dos odds ratio e os efeitos marginais, além de verificar a qualidade dos modelos por meio da área abaixo da curva ROC e da tabela de classificação.
As empresas classificadas nas situações financeiras “excelente” ou “sólida” apresentam menor probabilidade de violarem algum covenant financeiro com estatística z igual a -2,84, já com estatística z igual a 2,54 evidencia-se que as situações financeiras “alto risco” ou “muito ruim” impactam de forma positiva na probabilidade das empresas violarem algum covenant financeiro e, com estatística z igual a -2,04 evidencia-se que os gestores de firmas situação financeira delicada praticam ações discricionárias visando mitigar a probabilidade de violar algum covenant financeiro.
Os resultados da pesquisa apontam que as empresas classificadas nas situações financeira “excelente” e “sólida” apresentam menor probabilidade de violar algum covenant financeiro, já as empresas classificadas nas situações financeiras “alto risco” e “muito ruim” possuem maior probabilidade de violar uma cláusula restritiva financeira e que firmas com situação financeira delicada utilizam da prática de escolhas contábeis para mitigar a probabilidade de ocorrer o evento da violação.
Achleitner, A-K., Braun, R., Hinterramskogler, B., & Tappeiner, F. (2012). Structure and Determinants of Financial Covenants in Leveraged Buyouts. Review of Finance, 2012, 16(3), 647-684. DeFond, M. L., & Jiambalvo, J. (1994). Debt covenant violation and manipulation of accruals. Journal of Accounting and Economics, 17(1), 145-176. Franz, D., Hassabelanby, R., & Lobo, G. J. (2014). Impact of proximity to debt covenant violation on earnings management. Review Accounting Studies, 19, 473–505.