Resumo

Título do Artigo

“AMO ODIAR A GLOBO”: COMO AS DIRETRIZES EDITORIAIS DO JN AFETARAM A PERCEPÇÃO DA MARCA DO GRUPO GLOBO NAS ELEIÇÕES DE 2018
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Palavras Chave

Gestão de Marca
Lealdade Espúria
Grupos de Foco

Área

Artigos Aplicados

Tema

Marketing

Autores

Nome
1 - FERNANDO THOMPSON VIEGAS FILHO
FACULDADE DE ECONOMIA E FINANÇAS IBMEC (FACULDADES IBMEC) - Rio de Janeiro

Reumo

Este trabalho analisa a linha editorial do Jornal Nacional (JN) percebida pelos consumidores e se ela se refletiu na avaliação da marca. A análise foi feita sob concepção institucional e a lente teórica da lealdade espúria. A metodologia foi qualitativa, com realização de grupos de foco. Como resultado surgiram categorias que explicam os fenômenos observados: credibilidade e lealdade espúria. Dessas análises, surgiram achados que ampliam a aplicação do marketing crítico no setor de telejornalismo, como o conceito de lealdade espúria ajuda a explicar o ato de recompra do Jornal Nacional.
O ano de 2018 marca a vitória de novo espectro político no Brasil: o conservadorismo cristão, cristalizado na vitória de Jair Bolsonaro, segundo Mariano e Gerardi (2019), esse foi um movimento em linha com o que acontecia em outros países _ Costa Rica, Paraguai, Venezuela, Colômbia, México e Brasil. Esta é uma pesquisa construtivista e busca o conhecimento construído, a partir da experiência do autor e de sistema de valores, convicções dos clientes de notícias do grupo Globo, com foco no JN, durante as eleições presidenciais de 2018.
Como a linha editorial do JN influenciou a percepção dos clientes da marca do grupo Globo e do próprio JN.E como as redes sociais impactaram o consumo e a avaliação do serviço oferecido pelo maior telejornal brasileiro. E de que forma isso impactou a percepção dos clientes da marca Globo.
A abordagem do problema é feita por meio de um estudo qualitativo, que utiliza como ferramenta de coleta de dados através de grupos de foco. Definiu-se uma amostra não probabilística, com a realização de três grupos focais, distribuídos por diferentes regiões da cidade do Rio de Janeiro: Grupo 1 (moradores da Zona Norte, com idade média de 42 anos); Grupo 2 (moradores da Zona Oeste, com idade média de 37 anos); e Grupo 3 (moradores da Zona Sul e Centro, com idade média de 50 anos).
Há descrédito tanto em relação à marca Globo quanto ao JN. No caso do JN, pode-se concluir que a lealdade deve ser entendida como um construto multidimensional (ELLIS, 2000; DICK; BASU, 1994). O que se achou foi um inédito mapeamento de fatores do processo de recompra de um telejornal, trata-se de uma decisão atitudinal, espúria e sem lealdade verdadeira, influenciada por pontos, como: baixa qualidade das opções, hábitos familiares e o poder do monopólio
Esta pesquisa traz uma importante contribuição ao campo de estudo do marketing crítico. Conclui-se, com base nos depoimentos colhidos nos grupos de foco, que a relação dos clientes do JN não se dá com base na satisfação das necessidades nem por lealdade clássica (comportamental), é preciso levar em consideração fatores atitudinais, constituídos por componentes cognitivos e afetivos (LARÁN, ESPINOZA, 2004). No caso do JN, pode-se concluir que a lealdade deve ser entendida como um construto multidimensional (ELLIS, 2000; DICK; BASU, 1994).