Resumo

Título do Artigo

RECUPERAÇÃO DE PROCESSOS EM CONDIÇÕES DE NÃO CONFORMIDADE OPERACIONAL: um estudo de caso do setor público.
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Palavras Chave

Gerenciamento de Processo
Recuperação de processo
Correção de falhas

Área

Administração Pública

Tema

Gestão e Inovação em Políticas Públicas

Autores

Nome
1 - Janaína Vieira Botelho
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Porto Velho
2 - Fábio Rogério de Morais
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Núcleo de Ciências Sociais Aplicadas (NUCSA)
3 - Thales Alan Sátimo Jurello
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA (UNIR) - Campus Porto Velho

Reumo

O trabalho aborda como tema macro o Gerenciamento de Processos de Negócios, que é uma abordagem sistemática e estruturada para se analisar, mapear, desenhar ou redesenhar, controlar e gerir processos, a fim de melhorar a qualidade de produtos e serviços, além de agregar valor para o cliente e contribuir no alcance dos objetivos organizacionais (RENTES, et al., 2019; VOJVODIC; HITZ, 2018). Como tema micro, tratou-se, especialmente, a respeito da recuperação de processos de negócio, isto é, a partir do protocolo existe executar melhorias e outras providência para alavancar a eficiência.
Quando optar pela recuperação de processos de trabalho em face à decisão de redesenho de novos processos?Objetivo geral:analisar a recuperação de processos de trabalho face à decisão de reconstrução de novos processos. Objetivos específicos: Identificar na teoria de gestão de processos os elementos chaves da recuperação e da revisão de processos de trabalho; verificar na organização pesquisada a funcionalidade dos processos de trabalho chave e mapear falhas decorrentes do mau uso dos processos padronizados; e comparar as condições adequadas para o uso de recuperação de processos de trabalho.
A Gestão de Processos nas Organizações é a forma pela qual a organização entrega produtos ou serviços com valor agregado ao cliente, (CHAMPY; HAMMER, 1994; RENTES, et al., 2019). Outros pontos foram: gerenciamento de processos de trabalho, modelagem de processos, mapeamento de processos, e redesenho, revisão e recuperação de processos. Por fim, destaca-se que os processos de trabalho não são, essencialmente, somente as atividades a serem executadas, englobam as pessoas, a distribuição dos trabalhos, tecnologia e outros que visão os resultados eficientes (GONÇALVES, 2000).
Com abordagem qualitativa e natureza descritiva. Já a estratégia de pesquisa utilizada foi o estudo de caso. A unidade de análise foi o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – TJRO. O instrumento de coleta de dados empregado foi a utilização de um protocolo roteirizado, com o uso de documentos, análise documental e a pesquisa bibliográfica.
Este trabalho propôs os elementos-chave da recuperação e da revisão de processos de trabalho, a fim de mitigar os erros e proporcionar fluidez nos processos de trabalho da organização estudada, da seguinte maneira: [1] elementos-chave da recuperação de processos de trabalho na teoria de processos de negócio; [2] processos na unidade estudada; [3] causas das falhas; e [4] comparações das condições adequadas para o uso de recuperação ou revisão de processos de trabalho.
“As profundas mudanças que estão ocorrendo em todas as dimensões do mundo contemporâneo exigem que as empresas estejam adaptadas para que possam sobreviver” (GONÇALVES, 1994, p. 23). Uma estrutura organizacional bem delineada garante que as empresas detenham um processo de gestão bem desenvolvido e voltado para a eficiência. Dessa forma, o Business Process Management (BPM) permite que os gestores otimizem as inter-relações das organizações funcionais e se concentrem nos fatores de “valor agregado” de todos os elementos do processo.
CHAMPY, J., & HAMMER, J. (1994).Business reengineering. Frankfurt, New York. CORONEL, D. A., de TOLEDO PAINES, A., & de FREITAS, C. A. (2019). Mensuração de custos no setor público via mapeamento de processos. DiálogosInterdisciplinares, 8(6), 95-117. GONÇALVES, José Ernesto Lima. As empresas são grandes coleções de processos. Revista de administração de empresas. V. 40, n. 1, p. 6-19, 2000. Disponível em:. Acessado em: 11 de junho de 2019.