Resumo

Título do Artigo

Análise da transmissão de preço de combustível óleo diesel para o preço do frete rodoviários de grãos no Brasil: contribuições para o fortalecimento do Transporte Rodoviário de Cargas
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Palavras Chave

preço do frete rodoviário
preço do óleo diesel
grãos

Área

Agribusiness

Tema

Gestão de Risco e Comercialização Agrícola

Autores

Nome
1 - Thiago Guilherme Péra
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ
2 - Derick David Quintino
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - LES - ESALQ
3 - José Vicente Caixeta Filho
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP) - ESALQ

Reumo

O Brasil vivenciou a partir da mudança da política de precificação de combustíveis por parte da Petrobrás mudanças significativas no setor do transporte rodoviário de cargas, em função do aumento da volatilidade de preços de combustíveis de óleo diesel. Nesta linha, em decorrência das sucessivas altas no preço de combustível entre 2017 e 2018, houve uma grande paralisação dos caminhoneiros que pleitearam e com sucesso, dentre uma série de demandas, o subsídio para o preço do óleo diesel e uma política de preço mínimo de frete respaldada na remuneração mínima a partir da estrutura de custos.
Fica bastante evidente a importância do preço de combustível para o transportador, o qual muitas vezes alega sobre a hipótese de dificuldade em repassar variações do preço do combustível ao preço do frete rodoviário. Diante deste breve contexto, o objetivo deste artigo é analisar a transmissão de preço de óleo diesel nos preços de fretes rodoviários de grãos (soja e milho) em importantes corredores de exportação do Brasil, bem como, avaliar a velocidade de transmissão destes preços.
Análise da oferta e demanda da estrutura do transporte rodoviário de cargas, identificando os fatores de formação do preço do frete rodoviário e do custo do transporte, bem como identificando coeficientes de elasticidade de transmissão do preço de diesel na estrutura de custo de transporte. A literatura sobre o uso de modelos de séries temporais ilustrando a transmissão de preço de óleo diesel no preço do frete é relativamente escassa, principalmente no Brasil.
O método inicial consiste em estimar as relações de preços de frete e diesel através de modelos vetor de correção de erros (VECM), a partir das evidências obtidas pelos testes de causalidade de Granger, aplicando os testes estatísticos devidos. De forma a analisar os impactos de choques no curto prazo, será utilizado a decomposição da variância (VDCs) e as funções de resposta ao impulso, ou impulso-resposta (IRFs). A decomposição dos erros de previsão considera a proporção dos movimentos de uma variável em função de um choque nela própria frente a choques advindos das demais variáveis do VAR
A análise do impulso-resposta da transmissão do preço do óleo diesel no preço do frete para as rotas analisadas apresenta patamares relativamente próximos aos esperados, entretanto com uma velocidade de transmissão relativamente lenta, ou seja, os transportadoras demoram para incorporarem os reajustes do preço de combustível no preço do seu serviço, apreciando a discussão dos caminhoneiros sobre a defasagem do preço de frete efetivamente praticado. A significativa influência do preço no diesel na determinação dos preços dos fretes também encontra suporte na análise da decomposição da variância
Verificou-se que um choque dessa natureza nos preços de diesel teria efeitos permanentes nos preços dos fretes. Foi verificado que os choques dos preços de óleo diesel tendem a ser repassadas no preço do frete próximos aos valores esperados da estrutura de custo do transportador, porém não de forma imediata, o que gera uma defasagem de preço de frete praticado no mercado com a estrutura de custo de transporte. A decomposição da variância dos erros de previsão das séries de frete e sugere que os preços do diesel têm parcela relevante na composição, com destaque para o caso de Rio Verde.
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