Resumo

Título do Artigo

Fatores Críticos de Sucesso que afetam a permanência em um curso de tecnologia em Gestão de Pessoas, modalidade EaD, no município de Valença-RJ
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

Educação a Distância
Fatores Críticos de Sucesso
Retenção de Alunos

Área

Ensino e Pesquisa em Administração

Tema

Educação a Distância, E-learning e B-Learning: pessoas, projetos e tecnologias

Autores

Nome
1 - Júlio Cesar da Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Programa de Pós-graduação em Gestão e Estratégia (PPGE)
2 - Maria Cristina Drumond e Castro
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO (UFRRJ) - Instituto Três Três Rios Departamento de Ciências Administrativas e Sociais

Reumo

A revolução tecnológica observada nos últimos anos tem modificado e renovado o processo de ensino e aprendizagem, a exemplo da Educação a Distância (EaD), que cresce de forma significativa e contribui para ampliar o acesso à educação superior. Porém, mesmo diante da expansão e dos benefícios proporcionados por esta modalidade, garantir a retenção acadêmica e evitar a evasão discente é um problema recorrente na EaD, o que exige dos gestores ações voltadas para mapear e conhecer os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) relacionados ao ensino a distância.
O presente estudo busca responder à seguinte pergunta de pesquisa: “Quais fatores influenciam a permanência discente em um curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos, modalidade EaD, ofertado por um centro universitário localizado no município de Valença-RJ?”. Para isso, estabeleceu-se o seguinte objetivo geral: identificar os fatores críticos de sucesso que afetam a permanência discente no curso de Tecnologia em Gestão de Pessoas, modalidade EaD, da instituição investigada.
A EaD cresce de forma significativa no país, o que contribui para a expansão e o acesso à educação superior (COLPANI, 20018). No entanto, garantir a permanência e evitar a evasão discente nesta modalidade é um desafio recorrente para gestores e instituições, pois os reflexos desses fenômenos envolvem perdas pessoais, econômicas e sociais, conforme explicam Baesse, Grisolia e Oliveira (2016). Neste sentido, estudos têm sido realizados para identificar os fatores que facilitam ou dificultam a permanência em cursos on-line, a exemplo de Lott et al. (2018).
Trata-se de um estudo de campo, exploratório-descritivo, de abordagem quantitativa e natureza básica. A amostra, do tipo não probabilística, definida pelo critério de acessibilidade, é constituída por estudantes de um curso de Tecnologia em Gestão de RH de um centro universitário localizado no município de Valença-RJ. Os dados foram coletados por meio de um questionário dividido em três seções: considerações éticas, caracterização do perfil sociodemográfico e acadêmico e fatores que facilitam ou dificultam a permanência no curso e, a análise, efetuada com o auxílio da estatística descritiva.
Constituem fatores que facilitam a permanência no curso o conhecimento e apoio do professor/tutor, qualidade dos feedbacks, motivação, esforço para permanecer no curso, qualidade e acesso ao material didático e ao AVA, duração do curso, incentivo familiar e habilidade para utilizar os recursos tecnológicos. Por outro lado, alterações na rotina familiar e de trabalho, quantidade de compromissos familiares e no emprego, condições de estudo no local de labor, complexidade do curso e quantidade e dificuldade das atividades propostas representam itens que dificultam a permanência.
Os fatores identificados que facilitam ou dificultam a permanência no curso on-line investigado corroboram os resultados encontrados em estudos realizados por outros autores. Por isso, torna-se necessário que educadores, pesquisadores, gestores e instituições analisem esses resultados e elaborem estratégias que reduzam os índices de evasão e contribuam para garantir a permanência acadêmica em cursos a distância.
COLPANI, R. Educação a distância: identificação dos fatores que contribuíram para a evasão dos alunos no curso de Gestão Empresarial da Faculdade de Tecnologia de Mococa. EaD em Foco, 2018. BAESSE, D.; GRISOLIA, A. M.; OLIVEIRA, A. E. F. Pedagogical monitoring as a tool to reduce dropout in distance learning in family health. BMC Medical Education, 2016. LOTT, A. C. O. et al. Persistência e evasão na educação a distância: examinando fatores explicativos. Revista Eletrônica de Ciência Administrativa, 2018.