Resumo

Título do Artigo

INTEGRAÇÃO COLABORATIVA E AGILIDADE EM PROJETOS DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO DO SENAC SP
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

DevOps
Metodologia Ágil
Tecnologia da Informação

Área

Artigos Aplicados

Tema

Empreendedorismo, Tecnologia e Inovação

Autores

Nome
1 - Marcelo Diniz Augusto
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienopolis
2 - Alberto de Medeiros Jr
UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE (MACKENZIE) - Higienópolis

Reumo

Este artigo aplicado é um estudo sobre as metodologias de gestão de projetos de TI e integração das equipes no ambiente corporativo do Senac de São Paulo. O estudo amparou-se em diferentes metodologias de gestão de projetos, demonstrando as suas utilidades e aplicabilidade e as fases que são percorridas até o momento da entrega do resultado. A adoção de um modelo gerencial teve por base um forte alinhamento aos objetivos estratégicos do negócio e às respectivas áreas em questão, para se obter a melhor solução e não obstante as lacunas que possam ser identificadas durante a sua adoção.
Ao se analisar o cenário atual e a estrutura organizacional do Senac São Paulo foi possível observar um relativo aumento nos atrasos dos cronogramas de entregas de projetos de tecnologia e na colaboração entre especialistas de tecnologia. O Senac São Paulo possui grande quantidade de projetos em fila para execução e quando se listam e se catalogam diferentes ativos e plataformas tecnológicas, existem dificuldades frente as operações, desenvolvimento das plataformas, qualidade e suporte. Todos esses pontos podem afetar diretamente a entrega ou sustentação de um ativo tecnológico.
A equipe coordenada por um dos autores deste artigo aplicado iniciou um estudo interno para obter cenários possíveis de metodologia de gestão de projetos e as necessidades de adequação tecnológicas para apoiar as mudanças estruturais e tecnológicas. Com base em observações e análises de cada entrega e por dificuldades em participações nos projetos, assim como a vivência no departamento de tecnologia, foi possível analisar e destacar as percepções dos projetos que estavam em atraso.
Como intervenção por um dos autores deste artigo aplicado, foi solicitada e fornecidas a criação de uma equipe liderada, para preencher as lacunas que existem entre os times de infraestrutura e desenvolvimento e que represente as mudanças estruturais tecnológicas, assim como definição dos papéis e responsabilidades para possibilitar as diferentes metodologias de gerenciamento de projetos.
Todas as etapas percorridas durante as mudanças na metodologia de projetos e desenvolvimento de software, possibilitou economia de licenciamento de software, redução de jornada de trabalho e exoneração de horas de desenvolvedores e analistas. Nesse artigo aplicado, também, observou-se como resultado, a redução no atraso de projetos e entregas faseadas de produtos melhorando-se, assim, o cumprimento do cronograma e escopo dos produtos e a efetiva participação dos times de negócio nas entregas parciais que acontecem de maneira constante.
A integração entre os dados coletados e os negócios, aqui apresentado, agrega conhecimento à metodologia de gerenciamento de projetos ágeis e as mudanças estruturais nos times de tecnologia. Este artigo reforça a possibilidade de mudanças organizacionais mesmo em ambientes corporativos conservadores, reforçando o engajamento dos envolvidos. O conhecimento obtido pela equipe durante o processo, desenvolveu um perfil multidisciplinar da equipe em tecnologia, fator de relevância para o, sendo compreensível a perda de colaboradores, uma vez que o Senac SP é uma entidade de capacitação.