Recursos Humanos
Gestão de Desempenho
Gente e Gestão
Área
Casos de Ensino
Tema
Casos de Ensino
Autores
Nome
1 - Carla Diniz dos Santos da Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO (UFRJ) - COPPE
2 - Lucia Barbosa de Oliveira ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS (EBAPE) - FGV-EBAPE
Reumo
Desde sua criação, a NTS conduz anualmente a avaliação do desempenho dos seus funcionários. Mas, alguns gestores e funcionários questionam o modelo de gestão de desempenho atual. Diante desses pontos levantados por gestores e por funcionários, a Diretora de Gente e Gestão questiona: “Será que estamos no caminho correto? Será que essa ferramenta ainda é necessária? Precisamos realmente desse ritual anual? Haveria novos modelos de avaliação de desempenho que possam suportar os gestores e auxiliá-los na gestão de suas equipes?
Com base na leitura e na análise desse caso de ensino, é possível abordar e refletir sobre temas relacionados à gestão de recursos humanos e, particularmente, sobre a gestão do desempenho, com destaque para:
• O papel da gestão do desempenho para as organizações;
• Objetivos da gestão do desempenho como parte do sistema de gestão de recursos humanos;
• Elaboração de ferramentas de avaliação de desempenho;
• Vantagens e desvantagens dos sistemas de avaliação de desempenho;
• Melhores práticas.
Os dados que permitiram a elaboração deste caso foram obtidos a partir da experiência pessoal de uma das autoras e com base em documentos da organização. A autorização formal da NTS para divulgação das informações contidas no caso consta do Anexo 4.
O caso de ensino se destina a cursos de graduação e de pós-graduação da área da Administração, particularmente em disciplinas relacionadas à Gestão de Recursos Humanos.
Dorsey, D., & Mueller-Hanson, R. (2017). Performance management that makes a difference: An evidence-based approach. Society for Human Resource Management.
Fleenor, J.W., Taylor, S., & Chappelow, C. (2020). Leveraging the impact of 360-degree feedback. 2nd edition, Oakland, CA: Berrett-Koehler Publishers.
Fleury, A., & Fleury, M.T. (2001). Construindo o conceito de competência. RAC – Revista de Administração Contemporânea, 5, edição especial.
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