Resumo

Título do Artigo

CAPACIDADES DINÂMICAS E INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Abrir Arquivo
Ver apresentação do trabalho
Assistir a sessão completa

Palavras Chave

CAPACIDADES DINÂMICAS
INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL
REVISÃO SISTEMÁTICA

Área

Gestão da Inovação

Tema

Tecnologia e Sustentabilidade, Inovação e Sociedade

Autores

Nome
1 - Camila Peripolli Sanfelice
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós Graduação em Administração
2 - Gabriel Mutschal de Oliveira
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Programa de Pós-Graduação em Administração
3 - Soraya de Souza Soares
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - PPGA
4 - Eduardo Botti Abbade
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA (UFSM) - Departamento de Ciências Administrativas - DCA

Reumo

O mundo está cada vez mais conectado, pois a tecnologia possibilita uma interação maior, permitindo que grandes distâncias sejam vencidas. Essas ligações, também oriundas da globalização, acabam gerando crises globais, desastres naturais, concorrências e novas tecnologias que demandam rápidas adaptações e mudanças de estratégias por parte das organizações (GIROD; WHITTINGTON, 2017). A trajetória tecnológica da ciência da administração e áreas afins exigem a alocação de estratos temporais para que haja compreensão em termos de crescimento intelectual versus prático.
Este estudo tem por objetivo, conhecer o estado da literatura sobre capacidades dinâmicas no contexto da inovação sustentável. Além de identificar um conjunto de tópicos de pesquisa, apresentando uma categorização da literatura encontrada; sistematizar as principais contribuições encontradas; identificar campos de pesquisa não explorados ou lacunas de pesquisa; propor questões e linhas de pesquisa promovendo uma agenda de investigação futura.
Nota-se a implementação da atenção às mudanças operacionais e a temática da vantagem competitiva ainda mais associada. O que para Dosi, Faillo e Marengo (2008) propõe heurísticas gerenciais e as ferramentas de diagnósticos constituem o cerne das capacidades dinâmicas. Assim, a estrutura organizacional também passa a ter responsabilidade como as demais capacidades para consolidar e lidar com o ambiente organizacional. Verificando as aplicações dos microfundamentos das capacidades dinâmicas e inovativas envolvidas nas organizações (SCHERER, 2017).
Este estudo contribui para a literatura e discussão sobre capacidades dinâmicas e inovação sustentável. Sugere-se a realização de estudos futuros sobre capacidades dinâmicas e outros tópicos, especialmente, relacionados a economia circular, modelos de negócio, capacidade absortiva e ambidestria, a fim de ampliar as pesquisas desenvolvidas sobre o tema. Havendo ainda, lacuna para pesquisas futuras na investigação da manutenção de organizações em meio a pandemia e o rigor das capacidades dinâmicas no processo de adaptação.
Os estudos passaram por filtros e análises conforme as etapas propostas por Denyer e Tranfield (2009). De modo geral, os resultados demonstraram um crescimento das publicações acerca das temáticas capacidades dinâmicas e inovação sustentável a partir do ano de 2015 e o periódico que apresentou o maior número de publicações foi o Sustainability, seguido do Journal of Cleaner Production e do Business Strategy and the Environment. Os resultados também demonstraram a necessidade de mais estudos conceituais e teóricos sobre a temática.
GIROD, S. J. G.; WHITTINGTON, R. Reconfiguration, restructuring and firm performance: Dynamic capabilities and environmental dynamism. Strategic Management Journal, Chicago, v. 38, n. 5, p. 1121–1133, 2017. SCHERER, J. Aplicação das capacidades dinâmicas para Inovação: identificação das rotinas associadas ao Processo de inovação em uma empresa de grande Porte. Revista Ingeniería Industrial, Chile, v. 16, n. 2, p. 129-140, 2017. WECKER, Ana Cláudia. CAPACIDADES DINÂMICAS E ESTRATÉGIAS PARA ENFRENTAMENTO DA CRISE DIANTE DA PANDEMIA DA COVID-19. Revista Gestão Organizacional, v. 14, n. 1. 2021.