Resumo

Título do Artigo

RELAÇÕES DE CAUSALIDADE ENTRE INDICADORES DE DESEMPENHO AMBIENTAL, SOCIAL, ECONÔMICO-FINANCEIRO E DE MERCADO DE EMPRESAS BRASILEIRAS
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Palavras Chave

Triple Bottom Line
Desempenho de Mercado
Causalidade no sentido de Granger

Área

Gestão Socioambiental

Tema

Estratégias ESG e Sustentabilidade Corporativa

Autores

Nome
1 - Jéssica Taís Petri
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Câmpus 1
2 - Janine Patrícia Jost
Universidade Regional de Blumenau - FURB - FURB
3 - Adriana Kroenke
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis
4 - Nelson Hein
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU (FURB) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis

Reumo

A sociedade vem se conscientizando com questões ambientais e sociais, exigindo das empresas maior atenção aos impactos de suas atividades no meio ambiente e na comunidade. A contribuição teórica discute a relação causa-efeito entre os indicadores de desempenho ambiental, social, econômico-financeiro e de mercado das empresas brasileiras. A contribuição prática do estudo permite que os tomadores de decisão reconheçam como cada indicador de desempenho influencia outro e como isso pode influenciar suas decisões em busca de maior eficiência, sustentabilidade e lucratividade.
O conceito de Triple Bottom Line visa relatar o impacto das ações humanas na natureza. Apesar das organizações se mostrarem preocupadas com o meio social, ambiental, econômico-financeiro e de mercado, pesquisas que abordam esses temas em conjunto ainda são incipientes, ainda mais quando analisada causalidade. No Brasil pouco se sabe sobre sua aplicadade, sendo um ambiente a ser investigado, justificando a presente pesquisa. Assim, o objetivo é avaliar a relação causa-efeito entre indicadores de desempenho ambiental, social, econômico-financeiro e de mercado das empresas brasileiras.
O presente estudo se dedicou a apresentar no marco teórico, a fundamentação sobre a Teoria das Partes Interessadas, conceitos acerca de Triple Bottom Line, e o desempenho de mercado das empresas.
Quanto aos objetivos, a presente pesquisa caracteriza-se como descritiva. Referente aos procedimentos, tem-se uma pesquisa documental. Em relação à abordagem do problema, a pesquisa é classificada como quantitativa, pelo fato de se utilizar a causalidade de Granger para analisar dos dados. A população analisada foi as empresas listadas na B3, sendo que da população de 482 empresas, apenas 76 empresas apresentavam algumas variáveis ambientas e sociais disponíveis nos anos de 2008 a 2018. Por fim, a técnica utilizada para análise de dados foi a causalidade no sentido de Granger.
Com base nos resultados obtidos, conclui-se que o mercado é um fator primordial que impulsiona outros indicadores de desempenho da empresa. Sendo assim, há uma relação mútua de crescimento entre o mercado e o desempenho econômico-financeiro e entre o mercado e o desempenho social. De forma geral, no saldo final, o grupo de indicadores de desempenho que mais influenciaram os outros indicadores foram os indicadores de desempenho ambientais. Por outro lado, os indicadores de desempenho que mais foram influenciados pelos outros indicadores foram os indicadores econômico-financeiros.
Este estudo reforça que o desempenho sustentável e a sustentabilidade são conceitos que vem crescendo mundialmente pelas diversas partes interessadas. O conceito de Triple Bottom Line e busca englobar as dimensões sociais, ambientais e econômicas. Já os indicadores de mercado acabam por refletir expectativa de rentabilidade futura nas organizações, evidenciando retornos a longo prazo. Isso significa que empresas que investem no desempenho ambiental, acabam alavancando outros setores na mesma, pois este influencia os indicadores de desempenho social, econômico-financeiro e de mercado.
GRANGER, C. W. J. Investigating causal relations by econometric models and cross-spectral methods. Econometrica: Journal of the Econometric Society, p. 424-438, 1969. ELKINGTON, J. Accounting for the triple bottom line. Measuring Business Excellence, v. 2, n. 3, p. 18-22, 1998. FREEMAN, R. E. Strategic management: A stakeholder perspective. Boston: Pitman, p. 13, 1984. VOGT, M.; HEIN, N.; KROENKE, A. Desempenho de mercado e criação de valor: uma análise multicritério de empresas Sul-Americanas. Anales de ASEPUMA, n. 25, p. 16, 2017.