Resumo

Título do Artigo

ANÁLISE DA CRISE GERADA PELO CORONAVÍRUS NA MOTIVAÇÃO DE UM GRUPO DE COLABORADORES DO SETOR AÉREO.
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Palavras Chave

Motivação dos Colaboradores
Setor Aéreo Brasileiro
COVID-19

Área

Turismo e Hospitalidade

Tema

Planejamento e Gestão em Turismo

Autores

Nome
1 - Kevin Ferreira Corcino
UNIVERSIDADE MUNICIPAL DE SÃO CAETANO DO SUL (USCS) - Universidade Municipal são Caetano do sul
2 - Thaís do Nascimento Silva
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Recife
3 - Sérgio Rodrigues Leal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE) - Departamento de Hotelaria e Turismo

Reumo

A necessidade de conter o avanço do covid-19 causou a repentina interrupção de transporte aéreo no Brasil, repercutindo no faturamento e em postos de trabalho em todas as empresas atuantes no setor. As mudanças no transporte aéreo brasileiro repercutiram tanto de forma quantitativa como qualitativa. Sob o aspecto organizacional no setor aéreo, muitas empresas desligaram colaboradores, reduziram jornada e remuneração. Todos esses fatores podem influenciar no clima organizacional e na motivação dos trabalhadores do setor aéreo que passaram a atuar sob fortes fatores impactantes na motivação.
A forma de interação entre empresas e funcionários em momentos de crise deve ser analisada para o melhor entendimento de possíveis relações entre fatores que podem impactar no desempenho operacional. Portanto, este artigo tem como objetivo analisar o impacto das mudanças geradas pela crise do coronavírus na motivação de um grupo de funcionários do setor aéreo brasileiro.
Embora as empresas aéreas tenham buscado operar em uma nova normalidade, devido às restrições de locomoção entre passageiros, a partir de março de 2020, a maioria dos voos internacionais foi cancelada. O foco das companhias aéreas tornou-se o mercado interno, onde podiam operar alguns trechos. Em um cenário de crise deve-se buscar o entendimento da forma em como as crises impactam as organizações, uma vez que refletem a perspectiva do clima organizacional e a motivação dos colaboradores, dois fatores que têm forte influência na produtividade e resultado das empresas (Milheiro, 2020).
A metodologia aplicada consistiu em uma abordagem qualitativa por meio de entrevistas estruturadas com nove diferentes profissionais, sete colaboradores atuantes nas três principais companhias aéreas brasileiras, onde foram entrevistados seis ocupantes de cargo de comissário de bordo e 1 piloto. Outros dois trabalhadores técnicos atuando em aeroportos completaram a amostra da pesquisa. Através das entrevistas estruturas foi aplicada análise de conteúdo e discurso para comparação de respostas e identificação de pontos de interesse para discussão.
Através dos resultados foi possível identificar que diversos fatores externos e internos estão gerando uma baixa motivação nos funcionários do setor que fizeram parte da amostra. As ações e programas que as empresas tiveram que implementar em termos de protocolos e novos procedimentos foram acolhidas de forma bastante positiva pelos trabalhadores. Contudo, o aspecto financeiro e o sentimento de insegurança no trabalho voltados ao risco de contaminação foram as principais influências apontadas para o baixo nível de motivação apontados pelos colaboradores.
Ao investir na melhoria do ambiente de trabalho através de ações que visem valorizar os funcionários, incentivar uma comunicação eficaz e aberta, as empresas fortalecem um fator primordial para o sucesso no enfrentamento de grandes crises, o fator humano das organizações. A resiliência das empresas do setor aéreo no Brasil frente a crise provocada pela pandemia do coronavírus é o resultado da superação de desafios diários impostos aos profissionais do setor aéreo. Estes enfrentam, além de todas as dificuldades impostas pela crise pandêmica, um processo de ressignificação do trabalho.
Adiga, Aniruddha et al. (2020). Evaluating the impact of international airline suspensions on COVID-19 direct importation risk. medRxiv. 2020.02.20.20025882. Aman, Qaiser; Altass, Sultan. (2021). Pre-and Post-COVID-19 condition, performance and future of the airline industry: Evidence from accounting data. Amazonia Investiga, v. 10, n. 37, p. 9-23. Milheiro, Nuno Vitor de Padua Marcelino Antunes. (2020). A influência da liderança e da motivação nos resultados da força de vendas em contexto de crise: estudo de caso Vasp. Dissertação de Mestrado. IPAM. Lisboa. Portugal.